"Vidas Escritas"
de Javier Marías
ed: ; Relógio D’Água, 2018
Javier Marías apresenta-nos vinte e seis breves retratos de grandes escritores, que são um convite à leitura das suas obras.
de Javier Marías
ed: ; Relógio D’Água, 2018
Javier Marías apresenta-nos vinte e seis breves retratos de grandes escritores, que são um convite à leitura das suas obras.
Entre os escolhidos estão William Faulkner, Joseph Conrad, Isak Dinesen, James Joyce, Robert Louis Stevenson, Arthur Conan Doyle, Oscar Wilde, Ivan Turgueniev, Thomas Mann, Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Rainer Maria Rilke, Vladimir Nabokov, Madame du Deffand, Arthur Rimbaud, Henry James e Laurence Sterne.Todos eles são tratados por Marías com admiração, afeto, ironia e distanciamento. O volume é completado com retratos de «seis mulheres fugitivas».
«É difícil contermo-nos perante o encanto destes breves retratos, estranhos e astutamente irónicos. Um livro encantador.» [Michael Dirda, The Washington Post]
«Ao ler estes textos, cai-se insólita e inesperadamente numa sensação de êxtase.» [The Washington Times]
«Marías é um escritor demasiado hábil para se lançar em qualquer coisa como uma entediante teoria da biografia. […] Para Marías, os grandes escritores não são enigmas por resolver, mas paradoxos para saborear.» [Christopher Benfey, The New York Times Book Review]
«Tenho o pressentimento de que Vidas Escritas, de Javier Marías, será considerado um texto de referência na história da biografia.» [Carl Rollyson, The New York Sun]
in: relogiodagua.pt
Decorrerá no dia 05 de abril, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, uma apresentação e dinamização do livro “Diego e o sussurro da floresta” (ed. Flamingo), pela autora Nádia Rodrigues, para pais e filhos e público em geral.
Esta atividade realiza-se no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil (02 de abril) e da iniciativa da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL) - “Uma noite na Biblioteca”.
de Chris Saunders
ed: Porto Editora, 2023
"Devo ser boa em alguma coisa", a preguiça acreditava, e fez-se à estrada para descobrir o que procurava.
Junta-te à preguiça numa viagem gratificante de autodescoberta, enquanto ela tenta perceber o que a torna especial.
Com a ajuda dos amigos, e para grande surpresa, descobriu que a resposta esteve sempre dentro dela!
in: fnac.pt
de Fernando Esteves e Gustavo Sampaio
ed: Desassossego, 2019
A difusão de informação falsa ou enganadora não é um fenómeno novo. Mas o desenvolvimento tecnológico e a consagração das plataformas digitais como principal fonte de informação resultaram num agravamento do fenómeno, atingindo um nível de virulência que o transforma numa das mais prementes ameaças às sociedades livres, plurais e democráticas.
Enfrentamos uma epidemia de fake news, parte integrante de uma mais ampla guerra da desinformação e cujos efeitos são evidentes: do Brexit e eleição de Donald Trump, ambos em 2016, à vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais do Brasil em 2018, passando pelo crescimento de movimentos antivacinação, negacionistas das alterações climáticas ou vendedores de curas milagrosas, por entre inúmeras fraudes, mentiras e teorias de conspiração.
A produção de fake news está a funcionar como uma indústria poluente, tão lucrativa para os que a exploram quanto nociva para os que a consomem. E a partir do momento em que é utilizada como instrumento de propaganda política, desinformação e manipulação da opinião pública, torna-se urgente a neutralização do vírus.
Objetivo para o qual este livro, da autoria do diretor e do diretor-adjunto do Polígrafo (o primeiro jornal português de fact-checking), visa contribuir, explicando e refletindo sobre o fenómeno e apresentando medidas de profilaxia eficazes que consistem na promoção da literacia mediática e da verificação de factos.
in: almedina.net
de Carlo M. Cipolla
Provocativa e instigante, esta obra de Carlo M. Cipolla, convida a refletir sobre a natureza humana.
Com humor e perspicácia, expõe que a estupidez é um fenômeno universal que transcende classes sociais e educação.
É um convite à reflexão sobre a sociedade, à interação entre as pessoas e como influi as nossas vidas.
de Álvaro Curia
ed: Manuscrito Editora, 2024
Em Domínio, a chuva não tem fim e os relógios pararam nas cinco da tarde. Numa terra sem tempo, as vidas andam todas desencontradas.
Conhecedora dos hábitos de cada um, muda percorre as ruas, carregada de sacos, distribuindo as compras e uma réstia de normalidade. Aguarda o momento em que se cruza com o filho, Amor, um jovem que vive aprisionado numa fábula que o padrasto lhe conta desde pequeno e que mudará a sua vida para sempre.
Ao largo de Domínio está a Ilha da Fortaleza, onde encontramos Mãe, mulher possessiva, que nunca deixou Filho conhecer o mundo. Mas algo fará com que ele parta e o seu caminho se cruze com o de Amor. Poderá a decisão de um alterar a vida de todos?
Um romance em que a culpa e a obsessão andam de mãos dadas com o acaso e a coragem.
in: wook.pt