Fundo bibliográfico


A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos (BMAC) reúne, processa e preserva o fundo documental de forma a disponibilizá-lo à comunidade, assegurando a qualidade e eficácia da pesquisa e da disponibilização de documentação e conteúdos. O acervo documental da biblioteca engloba fundos de diferentes épocas e a sua evolução tem sido o resultado de várias doações e aquisições.

 

Fundo geral - A BMAC possui cerca de 60.000 documentos (livros, audiovisuais e documentos em suporte eletrónico), estando cerca de 36.000 em livre acesso, distribuídos pelas salas de leitura. Os restantes encontram-se em depósito, mas também acessíveis através da pesquisa em catálogo.

Fundo local (FL) e Fundo regional (FR) - Encontram-se destacados, por forma a facilitar a pesquisa nas áreas que respeitam ao concelho e à região respetivamente.

Publicações periódicas - A coleção de publicações periódicas reúne cerca de 55 títulos (incluindo jornais) recebidos com regularidade desde 2006 e que se encontram disponíveis ao público em livre acesso. São, sobretudo, publicações de informação genérica e variada que procuram ir de encontro aos interesses manifestados pelos leitores.

Fundo Antigo - Este acervo é constituído por documentos anteriores a 1800 (século XIX) e provém de doações feitas à biblioteca. Inclui manuscritos e edições ilustradas (séc. XV a XVIII) de grande interesse e valor cultural e patrimonial, nas áreas de obras de referência gerais e especializadas: medicina, física, química, religião e história.