Edifício

A reabilitação da antiga cadeia civil de Tavira - projeto da autoria do Arquiteto Carrilho da Graça - deu origem à atual Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, inaugurada a 24 de junho de 2005. O Arquiteto João Luís Carrilho da Graça é o projetista responsável pela adaptação da antiga cadeia civil a espaço de cultura, educação e lazer. A solução arquitetónica encontrada para este equipamento passa por manter "a presença poética da memória do edifício em harmonia" com os diferentes espaços que o compõem. Ainda segundo Carrilho da Graça " é indispensável uma atenção global aos espaços e aos edifícios, ao seu espírito e à sua matéria. Conservar e restaurar até ao limite, com o respeito que se deve àquilo de que se gosta muito (...)." "A distribuição dos diferentes espaços da biblioteca pretende seguir a divisão por secções apontada no programa, organizando-os a partir do átrio de acesso que reúne e torna imediatamente visíveis e acessíveis os principais espaços, estando mais afastados os de trabalho e leitura que devem ser individualizáveis e silenciosos. O plateau de acesso à biblioteca, ao nível sensivelmente do pavimento do edifício existente, relacionado com as ruas envolventes através de escadas e de uma rampa suave que permite o acesso direto do exterior para deficientes. No alçado principal o acesso faz-se através de um pórtico quadrado, no alinhamento do alçado e da igreja de S. Sebastião, afirmativo na aparente neutralidade de fachada e da relação convivial com a envolvente. Tem, metaforicamente, a intenção de capa de um livro: suficientemente apelativo para atrair atenções num relance, e suficientemente enigmático para nos manter presos ao desenlace, ao conteúdo. Do plateau exterior acede-se ao átrio, a partir do qual se organizam as ligações às diferentes secções. Prolonga-se para o foyer da sala polivalente, com ligação direta ao exterior. A Nascente propõe a área infantil, com os espaços de consulta local, individualizada ou de grupo, com iluminação e ventilação natural e ligação a um pátio exterior, ele próprio área privilegiada de leitura, em condições de bom tempo. Inclui a sala do conto, mais isolada, consequência das suas particulares condições acústicas e de funcionamento e que também tem acesso ao pátio."

In: Arquitectura Ibérica (12). Jan /Fev. 2006


Os nosso espaços

A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos resulta da reabilitação de um espaço que faz parte da história de Tavira, a antiga cadeia civil. Este projeto da autoria do Arquiteto João Luís Carrilho da Graça, procurou conjugar o património histórico com a arquitetura contemporânea, criando um ambiente cénico equilibrado e intimista.

O espaço é composto por salas de leitura, bem como um auditório e espaços ao ar livre que reúnem condições para a realização de encontros e espetáculos.


Átrio – Zona de receção, onde se concentra todo o movimento de entrada/saída do edifício. Com um balcão de atendimento onde funciona parte do serviço administrativo, assim como o serviço de apoio, orientação e utilização do espaço, o serviço de empréstimo e o serviço de reprografia;



Espaço Leitura Informal – Zona para leitura / consulta de imprensa, equipado com sofás e mesas de apoio. Nesta zona existe também a Cafetaria;


Espaço adultos
Espaço Adultos – Espaço destinado a maiores de 16 anos, com documentação adequada a esse público. Serviço de apoio no acesso à informação, disponibilização de computadores com ligação / leitura de dispositivos externos, acesso à internet e possibilidade de imprimir documentos.


Espaço Infantil Juvenil – Espaço destinado aos mais novos, menores de 16 anos, com documentação adequada a esse público. Serviço de apoio no acesso à informação, disponibilização de computadores com ligação / leitura de dispositivos externos, acesso à internet e possibilidade de imprimir documentos.

Neste espaço realizam-se atividades infanto juvenis, estando assim, equipada com equipamento áudio visual.

 

 

Auditório - “Sala Guilherme Camacho” – Espaço polivalente onde se realizam diversas atividades.














Jardim - Espaço exterior com jardim, com pequenos lagos e sombras, mobiliário adequado a uma leitura descontraída e com acesso ao wi-fi.