14.3.13

Curso Livre "Revisitar o Canto de Intervenção"

O Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve (UAlg) organiza, de 5 de abril a 31 de maio, em parceria com a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, o curso "Revisitar o canto de intervenção".
Depois de uma primeira edição bem sucedida, promovida em 2002 pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, a iniciativa repete-se com o objetivo de dar a conhecer o canto de intervenção em Portugal, integrando o no movimento internacional. 

"Revisitar o canto de intervenção" é a mais recente iniciativa do CIAC. Com início a 5 de abril, e realizado semanalmente, em sessões de 90 minutos, durante os meses de abril e maio, o curso, que terá lugar em Tavira, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, visa dar a conhecer a obra de quatro cantautores: Adriano Correia de Oliveira, Fausto, José
Mário Branco e Lopes Graça. Discutir‐se‐á também o papel dos poetas e da poesia no movimento de resistência à ditadura e, adicionalmente, será feita uma pequena incursão pela lusofonia, mais concretamente pela Música Popular Brasileira.
Cada sessão será dedicada a uma temática específica (cantor ou tema) e permitirá ao público aprofundar e conhecer criticamente a qualidade e universalidade deste género musical.
As conferências incluirão a audição de canções e segmentos sonoros relativos ao período histórico em causa e o visionamento de imagens e trechos de filmes.
O evento é de entrada livre e confere certificado de participação devendo os interessados inscrever‐se, gratuitamente aqui.

PROGRAMA

5/abril (sexta‐feira)
Pedro Ferré ‐ "Uma perspetiva sobre o canto de intervenção em Portugal"

12/abril (sexta‐feira)
Petar Petrov ‐ "Fausto"

27/abril (sábado) 
Adriana Nogueira ‐ "Adriano Correia de Oliveira"

3/maio (sexta‐feira) 
António Branco ‐ "José Mário Branco"

10/maio (sexta‐feira) 
Mirian Tavares ‐ "A Música Popular Brasileira como canto de intervenção"

18/maio (sábado) 
Carina Infante do Carmo ‐ "As Canções Heróicas de Lopes Graça"

31/maio (sexta‐feira) 
José Fanha ‐ "Poetas da resistência" (sessão a confirmar)



Organização: CIAC/FCT e Biblioteca Municipal Álvaro de Campos
Apoio: FCHS /UAlg

Informações e inscrições em: secretaria.ualg@ciac.pt / www.ciac.pt/ 289800900 ‐ ext.7541