13.6.13

Apresentação de livros e conversa com os autores . 15 junho . 17h30

“Realidades e Mitos” 
de Joaquim Carvalho 

15.junho.2013 | 17h30 
(sábado) 

REALIDADES E MITOS vem cimentar em livro a Exposição homónima, decorrida entre 5 e 24 de Maio de 2009, na Livraria–Galeria Verney, em Oeiras, onde poemas e obras plásticas interagiram, num empenho peculiar de dar voz a figuras modelares da cultura portuguesa. 
Patenteiam-se nesta obra as características singulares da poesia de Joaquim Carvalho, já expressas em obras anteriores e em poesias dispersas, na senda de uma «portugalidade», cuja unidade, na diversidade da sua produção, passa pelo afeto ao pátrio torrão, como divisa, e pelo orgulho e brio em ser português, como bússola desta navegação. Disse-nos ele, que ser português, é ser: Janelador de Mundos / Ancoradouro de alma rectangular / Aceitador de desígnios infindos / Estreitador da Terra ... Abridor do Mar / Cinzelador de palavras circulares / Terra, Mar ... Viagem / Inventor de Impérios! / Aceita que Estes se desfaçam / Para que Deles Outros nasçam./ Melodias novas surgirão / Para vestir a palavra Saudade. (Joaquim Carvalho, Ser Português, Cascais, 2007). Por aqui passam todos os tópicos da nossa literatura, o sonho, o mar e as descobertas, a saudade, o amor, realidades mitificadas de todos nós. 

Joaquim Carvalho - Licenciado em Engª Química pelo Instituto Superior Técnico. Foi professor do E.S. de 1975 a 2011. A partir de 1985, como Artista plástico realizou várias exposições em Portugal e no estrangeiro. Editou os livros de poesia e pintura: “Recuperar a Claridade“ (prefácio de Urbano Tavares Rodrigues), em 2008; “Realidades e Mitos“ (prefácio de Rosa Adanjo Correia), em 2012. Tem pronto para publicar o livro de poesia “Todos os dias sem rosas de sol são tristes”, com prefácio de Maria Estela Guedes. Tem colaboração dispersa em jornais e revistas culturais.