2.7.13

Apresentação do livros e conversa com os autores . 6 de julho . 18h


6.julho.2013 | 18h
(sábado)



Este sábado, dia 6 de julho pelas 18h, serão apresentados, na Biblioteca, dois livros: “Património Bukowsky" de Fernando Esteves Pinto e “Encontros Improváveis” de Fernando Pessanha. 
A apresentação estará a cargo de José Bivar.

“Património Bukowsky" de Fernando Esteves Pinto
Eu compreendo. Quando uma mulher se sente rejeitada, já não é a mesma mulher. Transforma-se na mulher mais ardilosa que possa existir. Sentimos nela tudo aquilo que ela escondeu de nós. Neste caso, ela tornou-se menos confessional. Simplesmente deixou de negociar comigo qualquer tipo de envolvimento. Fez-me sentir o quanto eu estava em perda, que era eu o rejeitado. No fundo, ela invertera a situação que criara, soubera substituir uma negação por uma espécie de pequena vitória. Na ideia dela havia sempre alguém encarregue de transportar o testemunho do seu impulso sexual, alguém no lugar do outro que desiste a meio de uma corrida, e com ela se dispunha atingir a meta da satisfação. E foi precisamente isso que ela me deu a entender.

“Encontros Improváveis” de Fernando Pessanha
Segundo o autor, «trata-se de uma obra de ficção onde estórias aparentemente distintas acabam por estar interligadas através de ténues acontecimentos que influenciam a vivência dos vários personagens que compõem os distintos planos de ação. De um modo geral, o enredo apresenta-se como um "microcosmos" que tem como pano de fundo a complexidade das relações humanas e sociais e a maneira subtil como estas são determinantes na realidade de terceiros».
A obra, publicada pelas Edições Mandil, conta ainda com ilustrações do artista farense Artur Filipe.