1.10.13

Exposição “Obra Gráfica de Laura Cesana” . 7 a 31 de outubro

Exposição “Obra Gráfica de Laura Cesana” 

7 a 31 de outubro de 2013


LAURA CESANA nasceu em Roma, passou a infância na cidade de Nova York, vive e trabalha em Portugal há muitos anos. Licenciada pela Universidade de Roma e com um B.A. pela Escola Superior de Educação pela Arte de Lisboa e um M.A. em Educação (com especialização em artes visuais) pela Boston University (por concurso). Estudou também desenho no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, Brazil e na S.N.B.A de Lisboa, gravura no Temple University em Roma e desenho no Art Student's League de New York City. 
Foi professora no Magistério Primário na última experiência pedagogica (por convite), na Escola Superior de Educação pela Arte (por concurso) e na Escola Superior de Educação de Lisboa (por concurso) , responsável pela disciplina de Educação Visual até à sua aposentação. Também criou e leccionou cursos livres em diversas formas de expressão.
LAURA CESANA tem ilustrado livros e artigos de jornais tendo tido exposições individuais em Portugal, Itália, França, Grão Ducado de Luxemburgo, Hong Kong, Macau e U.S.A. 
É representada em Museus e Colecções Públicas e Privadas.
Autora do livro bilingue (português e inglês) VESTÍGIOS HEBRAICOS EM PORTUGAL, subtítulo Viagem de uma Pintora (ISBN: 972-97370-0-2, capa dura, 160 paginas, mais de 116 reproduções a cores de pinturas e lugares, texto, notas, bibliografia e indice).

Notas enviadas pela autora – Laura Cesana 
Obra Gráfica 
“Ao longo da minha vida de pintora, tenho trabalhado também diferentes técnicas de impressão quais a gravura sobre cobre, técnicas mistas de gravura, litografia, serigrafia, xilogravura etc., frequentando cursos de obra gráfica em Portugal, no Brasil e na Itália. 
Assim como na minha pintura, na minha obra gráfica tenho-me inspirado por elementos, sentimentos e emoções relacionados com a música, a natureza, etc. Tive fases de inspiração hebraica, e também mergulhei na obra poética de Fernando Pessoa, etc. 
Comecei a expor pintura em 1971, mais tarde realizei exposições de pintura e obra gráfica. Em 1993 realizei a minha primeira exposição só de obra gráfica na biblioteca principal de Milão e em 2003 tive a honra de ter uma exposição antológica da minha obra gráfica no Centro Cultural Português, no Luxemburgo, tendo-se verificado a minha exposição mais recente de só de obra gráfica, há dois anos numa Biblioteca nos Estados Unidos, em Newark. 
Para a minha exposição na bela e simpática Biblioteca Álvaro de Campos em Tavira pensei, de expor entre 40 e 50 obras de diversas minhas fases de obra gráfica sendo, várias destas obras, expostas pela primeira vez. Algumas destas obras são acabadas a mão e isso as torna únicas.”

Org.: Associação Internacional de Paremiologia / International Association of Paremiology (AIP-IAP) em colaboração com Laura Cesana