8.4.14

Conferência . 12 de abril de 2014 . 17h30

Os que “Saem” e os que “Entram” em Portugal. Diversidades Culturais e Interacção
É por de mais conhecida a mobilidade existente em Portugal ao longo de toda a História. Tanto os que saem do país como os que nele têm entrado, respondem a conjunturas políticas que proporcionam a realização de programas internacionais e de projectos pessoais. Haverá, no entanto, que considerar os tempos e os espaços em que se processa este fenómeno social, o que naturalmente altera as suas características e a sua configuração ao longo do tempo.

Situar os movimentos migratórios obriga a considerar a época em que têm lugar, o que melhor faz compreender o conjunto de elementos que facilitam ou dificultam a deslocação: motivações, possibilidade de concretizar projectos gizados, regresso à origem, inserção no espaço de destino e dupla pertença traduzida por um "somar de pátrias".

O envolvimento emocional que acompanha todo o itinerário migratório produz formas de interacção e de relacionamento que se concretizam de diferentes maneiras e se expressam tanto em espaço público como em espaço privado. A sua visibilidade testemunha quanto os ausentes procuram assegurar uma presença, que tantas vezes exprime a ligação transnacional que desenvolveram e procuram manter.
As migrações, cuja dinâmica faz parte da própria sociedade, não só alteram de forma bem clara a composição demográfica de cada um dos países implicados como modificam genericamente a situação social, económica e cultural tanto do país de origem como do país receptor.
Maria Beatriz Rocha-Trindade, nascida em Faro, socióloga, é Doutorada pela Universidade de Paris V (Sorbonne) e Agregada pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH). É Professora Catedrática na Universidade Aberta, onde fundou (1994) o Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais/CEMRI, Unidade de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É Consultor Científico do Museu da Emigração e das Comunidades de Fafe. Introduziu em Portugal o ensino da Sociologia das Migrações (Universidade Católica, no Curso de Teologia, 1994; a partir de 1996, na Universidade Aberta, a nível de Licenciatura e de Mestrado). É autora de uma vasta bibliografia sobre matérias relacionadas com as Migrações e é colaboradora habitual e referee de revistas científicas internacionais neste domínio. É membro de diversas organizações científicas portuguesas e estrangeiras, designadamente, da Comissão Científica da Cátedra UNESCO sobre Migrações, da Universidade de Santiago de Compostela, Galiza. Recebeu a Medalha de Mérito do Município de Fafe e foi distinguida pelo Comité National Français en Hommage à Aristides de Sousa Mendes (Hendaye, 2012) pelo seu pioneirismo na investigação da emigração. Ainda, pela Obra Católica Portuguesa das Migrações/ OCPM (Lisboa, 2012) pela vida de trabalho académico sobre migrações, pelo empenho na causa dos migrantes e pela colaboração voluntária e generosa prestada à OCPM. É titular da Ordre National du Mérite, de França, com o grau de Chevalier e da Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, de Portugal.

Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais/ CEMRI
Universidade Aberta/UAb (Portugal)
http://www.mbrochatrindade.blogspot.pt/

Org.: Associação Internacional de Paremiologia-IAP