17.6.14

Exibição de filme . 5 de julho . 18h00


«O ano em que meus pais saíram de férias» de Cao Hamburger (2006)

Esta iniciativa, levada a cabo em Tavira, em colaboração com Associação Internacional de Paremiologia está inserida no programa: «Para não esquecer 1964 e a dita-dura militar brasileira»

Em abril de 1964, um golpe de estado derrubou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart e instaurou no Brasil um regime ditatorial que só teve fim duas décadas depois com a eleição (ainda indirecta) de um presidente da república civil, depois de vários generais impostos pelas Forças Armadas. Passados 50 anos do golpe militar, o Grupo de Investigação 6 do CLEPUL (Brasil-Portugal: cultura, literatura, memória) e a Casa do Brasil de Lisboa associaram-se para recordar esse acontecimento histórico e suas gravosas consequências na vida política, social, econômica e cultural do Brasil.

Assim, em parceria com outras instituições brasileiras, portuguesas e outras, em diferentes datas e locais, têm vindo a ser apresentados uma série de eventos, entre os quais se contam palestras, debates, jornadas e colóquios sobre inúmeros aspetos da História e da Cultura Brasileira dos anos 60/70 do século XX, leitura e encena-ção de textos literários, saraus de música popular brasileira, exposições, exibição de filmes sobre aquele período.
A exibição deste filme, faz parte deste alargado programa e será acompanhada pela apresentação da Professora Doutora Vânia Chaves.

Vânia Pinheiro Chaves: Professora Associada (aposentada) do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Coordena-dora do GI 6 (Brasil-Portugal. Cultura. Literatura. Memória) do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da mesma Universidade Mestre e Dou-tora em Literatura Brasileira pela Universidade de Lisboa. Docência e investigação: Literatura e Cultura Brasileira. Livros: 2013, Flagrantes da literatura brasileira da Belle Époque (org. e estudo introd.); 2011, Literatura Brasileira sem Fronteiras (org. e estudo); 2011, Mário Dionísio, [Érico Veríssimo] Um romancista brasileiro (ed. anotada); 2000, O Despertar do gênio brasileiro. Uma leitura de O Uraguai de José Basílio da Gama; 1997, O Uraguai e a fundação da Literatura Brasileira. Editora (com Maria Eunice Moreira) de Navegações. Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa. PUCRS/CLEPUL. Semestral, vol. 1-7.