23.7.14

MARIA JOSÉ MARTINS na XX Feira do Livro de Tavira . 27 de julho . 22h30


Maria José de Sousa Martins, nascida na Ilha do Pico, Açores, concluiu em 1988, o Curso de Educadoras de Infância na Escola do Magistério Primário de Faro.
Na sua categoria profissional, exerceu as funções de Educadora de Infância, impulsionou a abertura de dois infantários em Tavira, a criação de um Centro de Dia para Idosos com apoio domiciliário.
Vice-Presidente do Núcleo da Cruz Vermelha em Tavira, foi também Educadora Cooperante com a Escola Superior de Educação de Faro, na Formação Inicial de Educadores de Infância, e desempenhou as mais variadas funções como elemento da Equipa do Centro Radial – Centro de Recursos para o Desenvolvimento Educativo
Exerceu o cargo de Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em risco, em representação da Câmara Municipal de Tavira, entre os anos de 1998 e 2001, bem como o de Presidente e de Vice-presidente da Direcção da Banda Musical de Tavira.
google images
Para além das variadas funções ligadas à Educação, a sua carreira política, em Tavira foi como Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social da Câmara Municipal, entre 1998 e 2001. De 2001 a 2006, desempenhou o cargo de Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara.

Junto da comunidade, Maria José Martins desenvolveu e colaborou em inúmeras actividades ligadas ao mundo da comunicação social, nomeadamente na Rádio Gilão, e nos jornais “Sotavento” e “Postal do Algarve”, tendo sido a primeira e única mulher a participar no Primeiro Encontro Regional de Jornalismo Amador, há cerca de trinta anos.

Apadrinhou a criação da Tuna da Casa do Povo da Luz de Tavira, dinamizou a criação do Grupo de Música Popular ”Os Campeiros”, a Charola da Casa do Povo da Conceição, a atividade das danças de salão e realizou cinco marchas populares, com a colaboração da Banda Musical de Tavira.

O seu talento para a escrita reflete-se nos imensos textos que escreveu. Produziu diversos poemas, musicados para participação de jovens em Festivais (Unicef e Gala dos Pequenos Cantores), em Tavira, escreveu inúmeras letras para marchas populares de Tavira, um hino à infância, Temas de Natal para charolas, bem como a letra dos hinos das Freguesias de Santa Luzia, Cabanas de Tavira e Santo Estêvão.
Publicou, este ano (2014) um livro de poesia, recentemente apresentado na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, Pedaços de Alma, editado pela Chiado.


A autora estará presente na XX Feira do Livro de Tavira, para sessão de autógrafos, dia 27 de julho, a partir das 22h30.