13.4.16

Ciclo de Palestras - Etnomatemática: Um olhar sobre a matemática de Artesãos Transmontanos . 16 de abril de 2016 . 17h00



Etnomatemática: Um olhar sobre a matemática de Artesãos Transmontanos
por Cecília Costa
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
CIDTFF – Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” da Universidade de Aveiro
Cecília Costa é Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É Agregada em Didática de Ciências e Tecnologia, especialização em Didática da Matemática, Doutorada em Matemática, Mestre em Ciências da Educação e Licenciada em Matemática (ramo educacional). As suas áreas de investigação primordiais são a história e didática da matemática, nas quais se insere a etnomatemática. Dada a especificidade da região onde trabalha tem desenvolvido estudos no âmbito da etnomatemática, tendo várias publicações sobre o tema.

Há profissões tradicionais que escondem muita matemática.
Não será matemática avançada… Trata-se de matemática elementar, com preponderância na geometria e na aritmética, mas é um desafio emocionante descobri-la nos artefactos que artesãos, transmontanos e outros, constroem!...
Nos últimos anos temos desenvolvido estudos (de cariz etnomatemático) sobre profissões, em vias de extinção, na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Esta região tem sofrido uma desertificação considerável e muitas das profissões tradicionais estão a cair em desuso. Encontram-se ainda alguns artesãos, na maioria, já idosos e que agora se dedicam ao artesanato.
São as palavras e os processos usados por tanoeiros, latoeiros, carpinteiros, jogueiros e serralheiros transmontanos que vos vamos apresentar, ilustrados com fotografias e esquemas que ajudam a destacar a matemática neles envolvida.
Explicaremos de modo sucinto o que se entende por Etnomatemática, dando destaque ao papel de Ubiratan D'Ambrosio e Paulus Guerdes, investigadores fulcrais na história desta área de investigação.
Pretendemos com esta palestra despertar o interesse por esta área recente em Portugal e motivar jovens de todas as idades para a matemática e sua importância no nosso quotidiano.


Org: Associação Internacional de Paremiologia / International Association of Paremiology