1.6.16

O Autor do mês - Todos os meses, um autor em destaque!

Autor de Junho | Jorge Correia
 
Jorge Augusto Correia, filho de José Augusto Correia e Adelina Berta dos Santos Pescada, nasceu em Tavira a 5 de Abril de 1918.

Iniciou os seus estudos universitários em 1935, licenciando-se em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Lisboa, em Julho de 1941, com 23 anos de idade.

Após o estágio nos Hospitais Civis de Lisboa, optou por exercer a sua profissão em Tavira, onde abriu consultório e foi nomeado médico da Casa do Povo da Conceição.

Foi mobilizado como Oficial-médico em 1944, prestando serviço em Cabo Verde até Agosto de 1945.

Após o seu regresso, exerceu funções como clínico, na Casa dos Pescadores, no Hospital da Misericórdia e na Caixa de Previdência de Faro, antecessora do Centro Distrital de Segurança Social. Também exerceu funções no Centro de Saúde de Tavira, do qual foi diretor de 1984 a 1988 e onde, no átrio, se encontra uma lápide com o seu nome, pela sua entrega aos serviços e à população.

Foi presidente da Câmara Municipal de Tavira entre 1959 e 1971, um concelho que vivia principalmente da atividade primária, mas com tradições culturais que sempre foram uma das suas principais características, sabendo interpretar a falta de Ensino Secundário oficial como grave carência, que impedia a valorização dos jovens tavirenses, que, não tendo condições económicas para frequentar o ensino privado, não prosseguiam os estudos secundários.

Jorge Augusto Correia pediu audiências ministeriais, removeu obstáculos, fez valer a sua posição e conhecimentos e, depois de um continuado e longo esforço, conseguiu que fosse superiormente autorizada a criação em Tavira, a partir de 1 de Outubro de 1961, da Escola Técnica, da qual foi o primeiro diretor.

Jorge Augusto Correia recolheu ainda a admiração dos seus comprovincianos enquanto deputado, que pugnou, acima de tudo, pelos interesses do Algarve. Foi, na época, o único deputado que propôs a criação de uma Secretaria de Estado para a Juventude, iniciativa que só mais tarde havia de ser reconhecida e posta em prática.

Nos últimos anos, através de uma intensa atividade literária, escreveu cerca de uma vintena de livros, entre os quais uma autobiografia que intitulou ”Factos e impressões ao longo da minha vida”.

Já depois da publicação do Despacho que designou a Escola Secundária de Tavira como “Escola Secundária com 3º. Ciclo de Ensino Básico, Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira”, a Ordem dos Médicos, no seu XII Congresso, atribuiu-lhe a Medalha de Mérito, como médico que se distinguiu pelo seu trajeto humano e profissional.

O Município de Tavira distinguiu a sua carreira perpetuando o seu nome na toponímia da cidade, em 1993, e atribuiu-lhe a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, em 1999.




In: http://www.sulinformacao.pt/2016/05/morreu-o-antigo-medico-tavirense-jorge-augusto-correia/