20.10.16

Encontro com os Autores . 22 de outubro de 2016 . 17h00

“António Pinheiro – Um Nome Para a História do Teatro Português”
de Luís Gameiro

Com a presença de Nuno Campos Inácio da editora Arandis.
Dissertação de mestrado sobre a personalidade de António Pinheiro, explorando o seu percurso, analisando o seu contributo em 4 campos, identificados pelo autor: sindicalismo no teatro; ensino de teatro; a sua passagem como encenador do Teatro Nacional D. Maria II; Prática teatral, mediante a sua carreira de encenador e actor.

Luís Gameiro

(n. Lisboa, 1971)
Licenciado em Estudos Artísticos, variante de Artes do Espectáculo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desenvolve actividade como Técnico Superior de Arquivo no Arquivo Nacional de Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde trabalha desde 1998. Interessado em áreas artísticas como o Cinema e a Literatura, desenvolveu a sua dissertação de Mestrado na mesma Faculdade, onde abraçou também o Teatro, apresentando a tese, agora publicada, que procura contribuir para colocar o actor, encenador e professor António Pinheiro no seu justo lugar na História.
Não obstante o Teatro, que constitui verdadeira e crucial revelação da sua passagem pela academia, deveu-se a ideia deste estudo, na sua génese absoluta, à sua fortíssima e apaixonada ligação a Tavira, de onde António Pinheiro era natural. É sobretudo sobre esta cidade e concelho que Luís Gameiro vai desenvolvendo actividades paralelas, que passam por campos como o Cineclube, a Sociedade da Banda Musical, a investigação histórica e patrimonial, a genealogia e até a agricultura.
Tem participado em edições dos Seminários de Estudos Históricos do Algarve e das Jornadas Históricas de Tavira. Colaborou em exposições e respectivos catálogos, organizadas pela Câmara Municipal de Tavira.
É autor de dois videogramas promocionais sobre realidades de Tavira: Santiago (1999) e 2000… 2010 (2011). Desenvolveu a investigação Cinema e Propaganda: o Caso da Pesca do Atum, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Tem em preparação o trabalho com o título provisório Vizetto: O Mar em Génova, a Burguesia em Tavira.