9.4.18

Encontro com autores

Em mais um “Encontro com Autores” Ana Aranha e Carlos Ademar vão falar do seu livro “No limite da Dor”, dia 13 de Abril às 18h na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.

Quarenta anos depois do 25 de Abril, os antigos presos políticos falam da sua passagem pelas cadeias do Estado Novo. Num exercício muitas vezes doloroso, resgatam um passado violento do fundo das suas memórias que se traduz em testemunhos intensos, amargurados ou tranquilos, ressentidos ou indultados.
Baseado no celebrado programa homónimo da Antena 1, No Limite da Dor é um tributo à coragem de todos os lutadores, humilhados e torturados, cujo corpo e alma foram reduzidos à sua expressão mais primária, vítimas da barbárie das polícias de Salazar. O livro contém testemunhos inéditos de ex-presos políticos, como Fernando Rosas, Edmundo Pedro, Conceição Matos, Helena Pato, Joaquim Monteiro Matias, José Pedro Soares, Justino Pinto de Andrade ou Luís Moita, entre muitos outros.

ANA ARANHA Nasceu em Torres Vedras. É licenciada em Ciências da Comunicação. Em 1986 ingressou na Antena 1, na qual realizou inúmeros programas, de que se destacam Portugal na I Guerra, A Guerra Civil de Espanha, O Centenário da República, Histórias Clandestinas, No Limite da Dor ou A Vida dos Sons, este com Iolanda Ferreira. Em 2011 foi galardoada com o Prémio Pró-Autor da SPA. Em 2017 o programa Calar, Nunca! recebeu o Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração na categoria de rádio, atribuído pela Comissão Nacional da UNESCO e pela Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros. É ainda responsável pelo ciclo de tertúlias «Vidas Prisionáveis», organizado pelo Museu do Aljube – Liberdade e Resistência.

CARLOS ADEMAR Nasceu em Vinhais. Licenciado em História e mestre em História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa). É professor na Escola de Polícia Judiciária, colaborou na formação de órgãos de investigação dos PALOP e um dos fundadores da Revista de Investigação Criminal. É autor da biografia Vítor Alves: O Homem, o Militar, o Político e dos romances O Caso da Rua Direita, O Homem da Carbonária, Estranha Forma de Vida, Memórias de Um Assassino Romântico, Primavera Adiada, O Bairro, O Chalet das Cotovias e Na Vertigem da Traição. É ainda co-autor, com Ana Aranha, de No Limite da Dor, baseado no programa homónimo da Antena 1.