9.5.18

Formação "O Livro: cabeça, tronco e membros"



No próximo dia 12 de maio, sábado, 
convidamo-vos a estar presentes na Formação 
"O Livro - cabeça, tronco e membros" a decorrer na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos - Tavira.

Entre as 10h30 e as 18h30, as formadoras, Antonella Gilardi, Leonor Pêgo e Vera Baptista, em três momentos ao longo do dia, abordarão o Livro ligando-o aos processos criativos, às expressões artísticas e ao lúdico. O Livro será o ponto de partida para três sessões de descoberta, onde de uma forma interdisciplinar, se abre o leque de possibilidades no desenvolvimento de projectos com crianças e jovens.

Esta formação está aberta a professores, educadores ou bibliotecários, bem como a todos os interessados e amantes de livros em geral.

A inscrição poderá ser realizada por email para: sementedealfarroba@gmail.com 
por telefone: 96 654 56 35

Entrada livre

Ao fim do dia a partir das 20h teremos jantar no Malhão, convívio e histórias à fogueira, com as contadoras de histórias Antonella Gilardi e Vera Baptista.
A participação é livre.

O jantar terá um custo de 5 euros (quem estiver interessado em jantar faça a sua inscrição através dos canais anteriormente mencionados.

Sobre as formadoras

Antonella Gilardi
Formadora, professora e técnica/animadora na área lúdica, do teatro, da expressão dramática e da educação não formal em geral. Cofundadora da Associação Contrabandistas de Estórias e membro da Associação Partilha Narrativa, desempenha actividade de contadora de histórias e dinamiza oficinas e projectos à volta dos livros para crianças, da mediação da leitura e da criação de oficinas lúdico/ artísticas.

Leonor Pêgo
Nasceu em 1979 em Lisboa.
Formada em escultura pela FBAUL.
Vive e trabalha na Parede sempre inspirada pela proximidade do mar e pela natureza. Mãe de duas filhas e amante de livros, trabalha há vários anos em contextos escolares desenvolvendo projetos em torno do livro como objeto artístico e na implementação de ludo bibliotecas. Paralelamente desenvolve oficinas artísticas em serviços pedagógicos, nomeadamente na Fundação Calouste Gulbenkian e no Teatro Municipal Maria Matos.

Vera Baptista
Encantada, desde muito pequena, pelo poder dos livros e das histórias escolheu em adulta partilhar este encantamento com o público. Tendo a Psicologia como formação académica, descobriu o reflexo da essência humana na escuta das histórias tradicionais e na leitura de alguns “bons livros” para a infância.
Teve formação em técnicas de narração oral e de leitura em voz alta com Carlos Paulo, Diego Parra Duque, Cristina Paiva, António Fontinha, Luís Carmelo, Filipe Lopes, Estrella Ortiz e Rodolfo Castro. O Curso de Dança na Comunidade deu-lhe vontade de “levar” o corpo para as histórias que conta. Participou enquanto contadora em alguns espaços como: Fnac/Espaço Infantil, Livraria Cabeçudos, Livraria Gatafunho, Feira do Livro de Lisboa, Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana, Biblioteca Infantil e Juvenil / Biblioteca Municipal de Cascais e Ludo-biblioteca da EB Parede, entre outros. Desenvolve, de há alguns anos a esta parte, a dinamização das bibliotecas escolares de algumas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico nos Concelhos de Lisboa e de Cascais.