24.2.20

Maré de Contos - 6 Março


Alma Azul foi criada, em Coimbra, no ano de 1999, por Elsa Ligeiro. É uma produtora de atividades culturais que tem na edição (revistas e livros) oitenta por cento do seu trabalho.
Tem editado parte da obra de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Eça de Queirós, Raul Brandão e Machado de Assis, entre muitos outros autores de Língua Portuguesa, mas também Antologias de poetas brasileiros e espanhóis, resultado de dois Encontros realizados nas cidades de Coimbra e Castelo Branco.
Utiliza grande parte das obras que edita como suporte das suas atividades de promoção e divulgação da Leitura em Bibliotecas Municipais, Centro Culturais e outros espaços públicos.
Breve biografia da dinamizadora

Elsa Ligeiro nasceu em 1962 em Alcains, concelho de Castelo Branco. Foi jornalista no Jornal do Fundão, que também é editora, onde começou a tomar contacto e a apaixonar-se pela feitura do livro.
Decidiu então investir o seu tempo na cultura, na poesia, e fundou em Coimbra a livraria e editora A Mar Arte em 1993 que se dedicava ao lançamento de novos poetas, mas tinha também uma componente de promoção cultural. Publicou, no total, 87 obras, na sua maioria de poesia, entre as quais os dois primeiros livros de Valter Hugo Mãe. O projeto foi suspenso em 1999, por falta de rentabilidade, porque infelizmente a poesia não vende o suficiente para ser rentável.
Em outubro de 1999, fundou a Alma Azul que, além de editora, é produtora de atividades culturais, com o objetivo de lançar novos livros para o mercado, mas também promover a cultura. O primeiro livro editado pela Alma Azul foi o Manifesto do Imaginário, de José Pires e o mais recente As Mãos no Fogo, uma antologia de contos de Marta Dutra, Fátima Mateus Ramos e António Fontinhas.
Dentro da sua atividade cultural, a Alma Azul faz animação em bibliotecas municipais e outros locais, promovendo a poesia portuguesa de autores como Álvaro de Campos, Mário Sá Carneiro, Al Berto, Eugénio de Andrade ou Sophia Mello Breyner.
Falar de Elsa Ligeiro é sinónimo de falar de Alma Azul, porque, mais do que profissão, é a concretização do seu sonho de vida.