10.8.20

“O Amor de uma Boa Mulher” Alice Munro, da editora Relógio d’Água

A maioria dos contos deste livro desenrola-se em diversas localidades de Ontário, no Canadá, onde a autora vive e de onde é natural. As ligações humanas são vistas na sua relação com o quotidiano, na sua necessidade de experimentar paixão e alcançar a liberdade, numa dimensão em que tudo pode ser tão arriscado e perigoso enquanto belo e fascinante. É do que é feita a vida e as relações, perpassadas por um quotidiano imparável em que o passado e o presente se cruzam e as memórias são transformadoras.

A escrita de Alice Munro, revela uma sensibilidade particular na descrição das emoções e dos sentimentos das personagens femininas. Disso é exemplo o conto “Antes da Mudança”, inserido neste livro, “O Amor de uma Boa Mulher”, em que a carta que a personagem principal vai escrevendo transporta-a uma série de reflexões e análises que pontuam a sua evolução psicológica, sinais que prenunciam a mudança - daí o título, “Antes da Mudança”.

Nas suas crónicas, nos seus contos, Alice Munro, é herdeira de Chékov mas também de Raymond Carver, Carson McCullers. Alice Munro, nasceu em 1931, tendo sido distinguida com alguns dos mais importantes prémios literários, em 2013 ganhou o Prémio Nobel da Literatura e a Academia Sueca designou-a como “mestre do conto contemporâneo”.

Mais um livro, uma autora, que não deve deixar de conhecer.