24.9.20

Para onde vão os Guarda Chuvas

de Afonso Cruz

Afonso Cruz, foi selecionado, neste mês de Setembro de 2020, para a quinta Bolsa de Residência Literária, a decorrer em Berlim, por iniciativa da Embaixada de Portugal na Alemanha e do Camões – Centro Cultural Português. É autor de muitos livros, vencedor de vários prémios, mestre de muitas artes - ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb.
Ler os seus livros é mergulhar na profundidade dos temas que aborda, levando o leitor a questionar e desconstruir o mundo em que vive, mas sempre com um fio condutor de esperança.
Li, já há algum tempo, seu livro “Para onde vão os guarda- chuvas”, editado em 2019 pela Companhia das Letras.
“Para onde vão os guarda-chuvas é o ponto mais alto da capacidade narrativa e de efabulação de Afonso Cruz. (…) O que poderia não passar de um exercício de demonstração de sabedoria é um livro cheio de humanidade, muitas vezes brutal, e de um apurado sentido estético. Magnético.”
Isabel Lucas, Público
Desse Livro, que tanto gostei de ler, deixo este pequeno texto.
“[…] Com licença, general, o meu primo, todos os anos visita a cerejeira de Tal Azizi, que árvore bonita, que milagre. Deita-se debaixo dela, mas diz que aquela árvore é como toda a religião: só nos impede de ver o céu. […]”

ver em Wook