29.10.20

“Uma Pequena História do Mundo”

de E. H. Gombrich

Uma História do Mundo para jovens leitores, foi o único livro que Ernest Gombrich não escreveu em inglês, publicado na Alemanha em 1936. Alcançou grande sucesso e foi traduzido em muitas línguas.
Ernest Hans Gombrich nasceu em Viena em 1909. Um dos mais célebres historiadores de arte do século XX, tinha finalizado o seu curso quando um editor lhe pediu que traduzisse um livro de História para crianças. E. Gombrich considerou que ele próprio poderia escrever uma, melhor do que a lhe era apresentada. O editor aceitou o desafio desde que fosse cumprido um prazo.
“Todas as histórias começam com ‘Era uma vez’. A nossa história também vai começar assim.” É desta forma que Gombrich, conta, falando diretamente ao leitor, como um irmão mais velho falando para o mais novo. Apela à reflexão, questionando, não oferecendo soluções simplistas.
Um livro envolvente, cativante escrito para leitores jovens e alcançando a idade de todos os leitores.
Em vez de se concentrar em fatos e datas, E. H. Gombrich traz vividamente toda a extensão da experiência humana na Terra, desde a idade da pedra até a idade atômica. Pinta um quadro colorido de guerras e conquistas; de grandes obras de arte; dos avanços e limitações da ciência; de pessoas notáveis e eventos notáveis, de Confúcio a Catarina, a Grande, a Winston Churchill, e da invenção da arte à destruição do Muro de Berlim.
Em Portugal, “Uma Pequena História do Mundo”, foi editado pela Tinta da China.

“[…] ‘Era uma vez…’ Lá voltarei a ficar com a cabeça à roda de tanto olhar para o passado. […] Se também perguntares ‘Como é que isso aconteceu?’, vais estar a fazer perguntas sobre História. Não uma história qualquer, mas a nossa história, aquela a que chamamos História do Mundo. Vamos começar?”