23.11.20

Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica

de Natália Correia. Ed. Ponto de Fuga, 2019.

Proibida pela Censura há mais de 50 anos, alvo de julgamento e queima de exemplares apreendidos, a “Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica”, de Natália Correia (13 de Setembro de 1923 - 16 de Março de 1993), regressa em nova edição, pela Ponto de Fuga, 2019.

Reunir textos dos cancioneiros medievais à atualidade, textos silenciados pela moral e regulamentações sociais vigentes, foi uma empreitada iniciada por Manuel Cardoso Marta, amigo de Natália Correia. O jornalista iniciou essa tarefa sob o título “O purgatório dos poetas”. Após a sua morte, o projeto foi recuperado, completado e publicado por Fernando Ribeiro Mello, nas edições Afrodite. Foi um trabalho que juntou dois nomes, o de Natália Correia e o do mencionado editor.

“Esta antologia foi um trabalho de fundo da poetisa, visando ‘exumar do cemitério das obras malditas’ poesias que trouxessem à superfície (e à modorra dos anos finais de Salazar) as ‘recalcadas supurações do instinto… “, Pedro Piedade Marques em o “Editor Contra” sobre Fernando Ribeiro Mello. É aludido também, o facto de Carolina Michaëlis de Vasconcelos, quando se ocupou das cantigas satíricas dos nosso Cancioneiros medievais, ter declarado que não evitaria as obscenidades típicas do “género Burlesco” dos Cancioneiros, sempre que estivesse em causa apurar a verdade.

Veja outras sugestões de leitura  Aqui

Envie-nos também as suas sugestões de leitura para

biblioteca@cm-tavira.pt