24.5.21

Encontros com Autores: Maria João Neves

Os Moçambichos de Maria João Neves

Apresentação por Mariana Guerra, residente em Moçambique há 10 anos, e leitura de excertos por duas crianças: Matilde (Portugal) e Oriana (Moçambique).

Maria João Neves nasceu em Moçambique, sendo a quarta geração da sua família nascida em África. Doutorada em Filosofia Contemporânea com uma tese sobre María Zambrano, é investigadora da Universidade Nova de Lisboa. Tem publicados livros e artigos científicos, um romance (Troika-me 2015) e crónicas (jornal Cultura Sul / Postal do Algarve). Em 2002 escolheu a cidade de Tavira para viver. Dedica-se à filosofia, à escrita e ao ensino de yoga.

Mariana Guerra nasceu em Portugal, mas há 10 anos que reside em Moçambique. Desenvolve um trabalho intenso e diversificado junto da comunidade local: olaria para mulheres, actividades para crianças, e treino de nadadores salvadores.

Matilde nasceu para cantar. Com apenas 8 anos já tem uma voz que não lhe cabe no peito. Quando ela canta, nossos males espanta!

Oriana tem 9 anos e muitos mais talentos, difícil é escolher! Gosta de desenhar, de cantar, de fazer teatro e, sobretudo, gosta de brincar.