27.5.21

Poluição dos Oceanos

“Plasticus maritimus, uma espécie invasora”
de Ana Pêgo, Isabel Minhós Martins ;
il. Bernardo P. Carvalho. Ed. Planeta Tangerina, 2019

Livro recomendado pelo PNL, vários ciclos de ensino

Esta obra, da bióloga Ana Pêgo, resulta de um projeto seu de sensibilização para um uso mais consciente do plástico, alertando para as consequências do impacto poluente e tóxico que essa “espécie invasora” tem na vida dos oceanos e dos seres humanos.

A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos dispõe desta obra e poderás solicitar o seu empréstimo para explorar a informação que a autora disponibiliza, seguindo um guia de exploração da natureza. Poderás também encontrar informação online sobre as estimativas que têm sido feitas relativamente à existência do plástico/microplástico que tem vindo a aumentar no ambiente, a cada ano que passa, sobretudo nos oceanos.

Infelizmente, milhões de toneladas flutuam nos oceanos ou afundam-se nas suas profundezas, prejudicando e destruindo o habitat de muitas espécies e a própria qualidade de vida dos humanos.

Não te esqueças que os ecossistemas e os seres vivos estão todos interligados. É muito importante o nosso papel ativo na preservação e defesa do Ambiente!

Dia 08 de junho assinala-se o Dia Mundial dos Oceanos