8.10.21

Encontro com Autores

Encontro com Autores

Irene Flunser Pimentel

sessão em direto,
via Facebook do Município de Tavira

12 de outubro pelas 21h30

Esta sessão integra o Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto - Projeto Nunca Esquecer, ao qual a Câmara de Tavira se associou com esta iniciativa convidando, através da Book Company, a autora Irene Flunser Pimentel.

Este Programa , foi formalizado pelo Conselho de Ministros e visa incentivar no presente, todo um processo de recordação, homenagem, conhecimento e divulgação em torno da memória da segunda guerra mundial e suas vítimas, incluindo os cidadãos portugueses.

“ Irene Flunser Pimentel é mestre em História Contemporânea (Século XX) e doutorada em História Institucional e Política Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora do Instituto de História Contemporânea (FCSH da UNL), é autora de História das Organizações Femininas do Estado Novo (2000), que obteve o Prémio Carolina Michaëlis em 1999, de Fotobiografia de Manuel Gonçalves Cerejeira (2002), de Judeus em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial. Em Fuga de Hitler e do Holocausto (2006), Prémio ex-aequo Adérito Sedas Nunes, atribuído pelo Instituto de Ciências Sociais em 2007, de A História da PIDE (2007), que mereceu o Prémio Especial Máxima em 2008, de Tribunais Políticos. Tribunais Militares Especiais e Tribunais Plenários durante a Ditadura e o Estado Novo, em coautoria (2009), de Fotobiografia de José Afonso (2009), de A cada um o seu lugar (2011), que recebeu o Prémio Ensaio 2012 da Máxima, e de Salazar, Portugal e o Holocausto, em coautoria (2013). Foi distinguida com o Prémio Pessoa em 2007 e com o Prémio Seeds of Science, na categoria «Ciências Sociais e Humanas», em 2009.”
In: wook: Irene Flunser Pimentel