"Elogio da Literatura"
de Northrope Frye
Sinopse
Northrope Frye, nasceu no Québec (1912 — 1991).
Foi um dos mais célebres críticos literários do sec.XX.
Apesar de Frye ter estudado principalmente Shakespeare, Milton, Blake, Yeats, T. S. Eliot e Wallace Stevens, ele considerou toda a literatura relevante, incluindo contos folclóricos, romances policiais e ficção científica. Estudou intensivamente a Bíblia e os clássicos gregos e latinos, considerando que estes contêm os grandes temas a que se reporta o Homem no Ocidente e as suas formas literárias: tragédia, comédia, romance e ironia.
As suas ideias contribuíram para a reforma dos estudos literários, publicou Anatomia da Crítica (1957), provavelmente o livro de crítica mais influente escrito em inglês no século XX. Contudo Anatomia da Crítica é um livro denso destinado a académicos profissionais. Elogio da Literatura é publicado sob o título original Educated Imagination. Trata-se de um conjunto de palestras, sobre o valor da Literatura, defendendo a importância do cultivo da imaginação, considerando que é desta forma que podemos fruir de qualquer obra de arte. A Imaginação, segundo o autor, deve ser treinada como qualquer outra atividade física e o grande campo de treino da Imaginação, é a Literatura.
É assim que aparece o Elogio á Literatura, obra de referência e maior importância sobre a atividade e crítica literária.