4.5.20

O que estou a ler:“A Balada do Café Triste”

“A Balada do Café Triste”

Carson McCullers


A acção desta curta novela, situa-se numa pequena aldeia do sul dos EUA, onde uma mulher, Miss Amélia, que foi casada por uns dias, vive solitária e independente, tratando da sua vida. Fabrica um whiskey muito especial e gere um armazém de produtos agrícolas. A novela narra o seu encontro com um homem anão, que se diz seu familiar, surgindo, um afeto especial entre os dois. Este convence, Miss Amélia, a transformar o armazém num café e a vida da aldeia passa a rodar em torno deste local.
Um dia reaparece o marido, saído da prisão. É à volta deste estranho triângulo, talvez amoroso, que se gera o drama, a ação que nos prende à leitura.
A bonomia, a sedução, a conversa divertida e envolvente, revelam a particular sensibilidade de Carson McCullers que tem uma escrita arrasadora, poética e nostálgica.
Nascida no Sul dos EUA, sob influência de William Faulkner, a autora é, uma das vozes femininas mais distintas da literatura americana.
Com 22 anos escreve o livro, que a lançou de imediato, “O coração é um caçador solitário”.
A nostalgia, tristeza, é algo mais parecido com a vocação da dor, no meio da qual nasce um grande poeta.
McCullers morreu quando tinha 50 anos, em 1967. Sofreu uma série de derrames antes dos 30 e passou grande parte de sua vida doente e em sofrimento.