Solta os Bichos – Ler, Ouvir e Pintar Poesia destinado a alunos do 1º ciclo do ensino básico, é um projeto brasileiro, dinâmico e interativo, foi concebido e produzido pela oficina de criação “Ideias e Geleias”, da jornalista e produtora cultural Lucia Leão, que também editou as publicações foram apresentadas.
O grupo esteve em Portugal com o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Os artistas brasileiros Vicente Sá, poeta, e Pedro Tupã, percussionista e arte-educador, ambos fixados na capital Brasília, participaram na Hora do Conto, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos numa série de sessões com alunos do 1º ciclo do ensino básico. Apresentaram o seu trabalho interagindo com uma plateia, muito interessada, através do ritmo da palavra e dos versos.
Os estudantes que participaram, conheceram a fábula-poema Tumbatatá - as aventuras de três princesinhas levadas pelo vento aos mares bravios de uma terra encantada e brincaram com bichos selvagens, que saíram da natureza para as cartas de um divertido “Jogo dos Bichos” – um baralho pedagógico inspirado no “Mico”, uma brincadeira tradicional brasileira.
A performance lúdico-poética foi apresentada junto com uma exposição de banners ilustrados, compostos por parte dos poemas que compõem o Jogo dos Bichos.
Vicente Sá nasceu no Maranhão, região Norte do Brasil, em 1957. Com menos de 10 anos mudou-se para Brasília, a recém inaugurada Capital Federal, e viu a crescer. Foi lá que estudou, fincou raízes e fez-se poeta. Com sete livros publicados e mais de uma centena de letras de músicas, é considerado hoje um dos mais importantes poetas brasilienses, com obras estampadas em diversos espaços públicos da cidade.
Pedro Tupã é cidadão do mundo: filho músicos, ele brasileiro ela chilena, nasceu na Alemanha, foi criado na Bahia e hoje vive em Brasília como instrumentista e arte-educador.
Lucia Leão é jornalista, produtora cultural e editora dedicada a publicações literárias em mídias não convencionais.