27.12.13

Exposição sobre a vida e obra literária de Julian Tuwim . 4 de janeiro a 28 de fevereiro 2014


Na sequência da geminação entre Tavira e de Łańcut (Polónia), a AIP-IAP leva a cabo mais uma atividade em colaboração com a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, que inclui esta exposição sobre a vida e obra literária de Julian Tuwim, um dos mais célebres poetas polacos do século XX que, em 2013, celebrou o centenário da sua estreia literária e o sexagésimo aniversário do seu falecimento.
Durante o período em que a exposição ficará patente ao público, o livro “A locomotiva”, de sua autoria, estará à disposição do público infantil.


Julian Tuwim (1894-1953) é um dos grandes poetas polacos. Foi também tradutor de poesia, crítico, colecionador compulsivo de textos esquisitos, dicionários, livros raros e outras coisas bizarras. Publicou vários volumes de poesia, incluindo poemas para crianças.
Já em pequeno se notava a sua curiosidade pela linguagem e pela poesia. Tinha um caderninho em que ia apontando todas as palavras esquisitas que encontrava e que depois adorava analisar. Este seu amor e esta sua mania pelas palavras é o que torna a sua poesia inconfundível. Adorava brincar com os sons da língua, inventar palavras novas, trocando as voltas aos prefixos e aos sufixos.
«A Locomotiva» é talvez a mais conhecida das suas obras para crianças. É como uma onomatopeia gigante feita de palavras e expressões que imitam o som de um comboio que corre sonante pelos caminhos de ferro.”

“A Locomotiva” é um livro editado pela Qual Albatroz, baseado num poema original de Julian Tuwim e traduzido para português por Gerardo Beltrán e José Carlos Dias e ilustrado por Paulo Galindro.
Quer a exposição quer a leitura do livro proporcionarão atividades pedagógicas em cooperação com as escolas.

Org.: Associação Internacional de Paremiologia- IAP