3.12.14

Tavira comemora 1.º aniversário da inscrição da Dieta Mediterrânica como PCI da Humanidade da UNESCO

Tavira, comunidade representativa de Portugal, celebra, no dia 04 de dezembro, o primeiro aniversário da inscrição da Dieta Mediterrânica na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Uma data histórica para o país, a região e a cidade.
A autarquia, consciente da importância desta classificação e do seu reconhecimento a nível nacional e internacional, preparou um programa comemorativo diversificado e a pensar na envolvência de toda a comunidade.   
As celebrações arrancam, pelas 10h00, com uma arruada pelas ruas da cidade, pela Charanga do Pintassilgo. No Mercado Municipal, entre as 11h00 e as 12h30, realiza-se uma ação de divulgação, em colaboração com os vendedores, os quais distribuirão pelos compradores receitas mediterrânicas.
O programa contempla, igualmente, visitas das turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico à exposição “Dieta Mediterrânica – Património Cultural”, entre as 09h30 e as 15h45, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, cumprindo o seu objetivo educativo, didático e informativo.
No período da tarde, o som dos acordeões de Silvino Campos e Valter Romeira anima a baixa da cidade (14h30) e o convívio (15h30), no Mercado da Ribeira, destinado à população em geral.
Pelas 16h30, decorre, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a sessão comemorativa desta data na presença do Presidente da edilidade tavirense e dos representantes das entidades parceiras: CCDR Algarve, Direção Regional de Cultura do Algarve, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Região de Turismo do Algarve e Universidade do Algarve.    
Segue-se, no mesmo local, a apresentação do livro “Dieta Mediterrânica- Uma herança milenar para a Humanidade” da autoria de Jorge Queiroz, pelo Professor Doutor João Guerreiro.
A sessão integra, ainda, uma performance do ator Vítor Correia da Armação do Artista.
O programa encerra com o concerto de guitarra de Josué Nunes da Academia de Música de Tavira, pelas 18h30, na Ermida de São Sebastião.
Um ano depois, Tavira assinala com agrado a valorização da cultura e dos produtos portugueses, num reencontro com a identidade mediterrânica e o património milenar.