15.1.15

Conferência . 22 de janeiro de 2015. 18h00

Fenomenologia do Sonho na Prática Filosófica
 De uma forma totalmente inovadora e, inclusivamente, oposta às abordagens psicanalíticas que se interessam sobretudo pelo conteúdo dos sonhos, a Fenomenologia do Sonho tem em conta a forma do sonho ­ a sua relação com a percepção do tempo ­ e não com os conteúdos do sonho.
Inspirada pela filosofia de María Zambrano (1904-1991) a minha investigação sobre o sonho decorre há vários anos tendo envolvido alunos de Psicologia Clínica, investigadores do Laboratório de Estudo do Sono, Cronobiologia e Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Serviço de Neurologia do Hospital Distrital de Faro.
A aplicação desta técnica pode conduzir a mudanças significativas na vida das pessoas, tal como demonstrei em vários artigos e no meu livro Método RVP – Prática Filosófica no Quotidiano, (Lisboa: Instituto Piaget, 2009). Esta conferência pretende mostrar alguns exemplos da análise fenomenológica de sonhos, tal como a aplico no meu Consultório Filosófico. 


Maria João Neves é Investigadora da Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em 2002 (UNL-FCSH) com uma tese sobre o pensamento de María Zambrano. Contribui regularmente para revistas científicas indexadas e publicou um livro sobre a sua metodologia: Método RVP© - Prática Filosófica no Quotidiano. Maria João Neves tem um Consultório Filosófico em Tavira (Algarve, Portugal), desde 2004, onde realiza análise fenomenológica de sonhos.
Blog do Consultório Filosófico: http://cfilosofico.blogspot.pt
Entrevista sobre o sonho em Belgrado (inglês): http://www.philopractice.org/maria-joao-neves
Entrevista sobre o sonho TVI (Português): http://vimeo.com/25548820
Publicações: https://fcsh-unl.academia.edu/MariaJoãoNeves