9.5.16

Ciclo de Palestras - Redescobrindo sabedorias antigas: os textos sapienciais bíblicos como sistematização de saberes e de valores . 14 de maio de 2016 . 17h00



“Redescobrindo sabedorias antigas: os textos sapienciais bíblicos como sistematização de saberes e de valores”
por Paulo Mendes Pinto

(Universidade Lusófona de Lisboa)

O olhar para os textos antigos, sejam eles bíblicos ou não, mostra-nos um saber sistematizado em muita prática social. Seja no campo da economia e da gestão financeira, ou no campo de uma ética relacionada coma vida em sociedade, verificamos que são milénios de conhecimento o que encontramos sistematizado nesses verdadeiros continentes de valor. os textos sapiensiais, especialmente esses, mostram-nos como se deu a tensão entre o pensamento especulativo e a teologia. Desse confronto saíam algumas das máximas mais importantes da nossa civilização, princípios e frases que ainda hoje nos acompanham.

Será em torno desta visão, desta sabedoria tornada consistente em textos milenares, que nos debruçaremos, vendo como as questões de hoje, sejam as económicas ou as da vida, são exactamente as mesmas de há quase três mil anos.

Paulo Mendes Pinto é director da Licenciatura e do Mestrado em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona, onde também dirige o Instituto Al-Muhaidib de Estudos Islâmicos.
Desenvolve investigação sobre História das Religiões Antigas (mitologia e literaturas comparadas), Historiografia e Teoria da História, e Diálogo entre as Religiões, Convívio e Cidadania.
Em 2015 foi nomeado Embaixador do Parlamento Mundial das Religiões.


Org: Associação Internacional de Paremiologia / International Association of Paremiology