29.3.17

Semana da Leitura 2017 (11ª edição)



Entre 27 e 31 de março de 2017, as escolas e os agrupamentos partilharão o gosto pela leitura e O prazer de ler – tema desta edição -  envolvendo as autarquias, as empresas, associações e outras instituições, de modo a transportar a leitura para o domínio público e coletivo e a contar com os contributos e  a participação de todos na celebração da leitura.

 Pretende-se dar voz e espaço aos leitores, presentes e futuros, na partilha contagiante do gosto e do prazer de ler, na exploração das sonoridades e da musicalidade das palavras e das frases, na descoberta da pluralidade de sentidos, pela dramatização de universos narrativos e poéticos de todos os tempos e contextos, evidenciando-se o prazer de Ler.




A Rede de Bibliotecas de Tavira (RBT), promove diversas iniciativas que envolvem o município, as escolas, o comércio local e a rádio.

·        “Galeria de Autores” nos autocarros Sobe e Desce – este ano sob o tema Descobre o Prazer de Ler, os autocarros Sobe e Desce serão decorados (utilizando o mesmo método dos anos anteriores) com ilustrações que abordam a Leitura e o Prazer de Ler nas Artes Plásticas.

·        “Leitura Espontânea” – grupos de alunos das escolas de Tavira deslocar-se-ão até à entrada do Município, para ler e desta forma celebrar a leitura, no dia 27 de Março pelas 14h30.

·        “Tavira a Ler” – durante a semana a Rádio Gilão receberá alunos que realizarão leituras várias de textos/ poemas/ contos.

·        “O prazer de Ler no Comércio Local” – em colaboração com a Associação para o Desenvolvimento Integrado para a Baixa de Tavira – UAC, serão colocados cartazes com ilustrações alusivas à Leitura e ao Prazer de Ler nas montras do comércio local. Com destaque para um Queer Code que irá remeter para mais informação sobre a Rede de Bibliotecas de Tavira.