3.6.17

Concurso Nacional de Leitura (CNL) . 11ª edição . 2017

O Concurso Nacional de Leitura (CNL) é hoje a principal iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) e já vai na sua 11ªedição – 2017.
Este Concurso de âmbito nacional desenvolve-se em três fases distintas envolvendo as escolas de todo o país.
A abertura oficial do CNL tem usualmente lugar em finais de Outubro. Durante a 1ª fase, os concorrentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário candidatam-se através das respetivas escolas.

No início do 2º. Trimestre, cada escola designa três alunos vencedores em cada Ciclo e são esses os candidatos às Provas Regionais, ou seja, as provas que reúnem os concelhos organizados por Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas.

Tavira participou com os seus alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário e na prova regional, este ano de 2017, realizada em Olhão, a 9 de Maio, o aluno Eduardo Souza Pereira, natural do Brasil, residente em Tavira há cerca de 3 anos e que frequenta 7ºano da E. B. D. Manuel I, venceu esta “XI Edição do Concurso Nacional de Leitura” na Fase Distrital. Vai assim representar o Algarve, na fase nacional, que se realizará em Lisboa.

Eduardo Souza Pereira é bom aluno e tem apenas 10 anos, o que lhe confere ainda mais mérito. Recorde-se que do 3º ciclo foram apurados apenas cinco alunos, que fizeram uma prova oral, em público. E dos três melhores classificados, dois são suplentes e apenas um vencedor: o Edu (como muitos carinhosamente o conhecem).