15.6.18

Encontro com autores

Dia 16 de Junho, pelas 16h30, decorrerá na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira mais um Encontro com Autores.
Desta vez será com Paulo Cunha, autor de “Cem desabafos… sem espinhas”, que conversará com Pedro Jubilot, também ele autor de livros, textos vários e editor.

Cem Desabafos… Sem Espinhas  “são desabafos meus”, como o define o autor, não reduzidos à exteriorização de sentimentos penosos ou reprimidos, mas a expressão espontânea de ideias, ideais, emoções, contradições, sem atingir culpados ou fazer catarses, “sem espinhas”.
Conjunto de cem crónicas que não seguem uma metodologia definida e cujos   temas vão desde a notícia que saiu no jornal, à conversa entre amigos, cenas do quotidiano, confissões, conflitos de gerações ou relações afetivas, exteriorização de um pensamento ou sentimentos, comemorações de efemérides, política ou cultura e o Algarve sempre presente.
Numa linguagem clara,  marcada pela simplicidade e fluidez, levando aqueles que o leem a uma reflexão ou incitando-os à argumentação contraditória, Cem Desabafos… Sem Espinhas é uma partilha com o leitor daquilo que pensa e o que sente o autor, num tom por vezes intimista ou irreverente, com graça e perspicácia mas também perturbador.

Paulo Cunha (1964, Albufeira)
É professor de Educação Musical no Agrupamento de Escolas João de Deus – Faro.
Em 1992, fundou o grupo Vá-de-Viró, do qual é músico. Em 1999, fundou o Coral Feminino Outras Vozes, do qual é diretor coral. Em 2000, conjuntamente com quatro amigos, fundou a Associação Cultural Música XXI, na qual integra os seus órgãos sociais. Em 2005, conjuntamente com três colegas, fundou o Conservatório de Música de Olhão, no qual integra os seus órgãos sociais. É produtor e diretor artístico de vários ciclos musicais.
Integrou o Grupo Barroco do Algarve e o Grupo de Música Antiga do Conservatório Regional do Algarve. Em 1994, fundou o Coral Polifonia Portuguesa do Conservatório Regional do Algarve, do qual foi diretor coral. Gravou e produziu vários cd.
Foi professor no Conservatório Regional do Algarve. Foi professor convidado na Escola Superior de Educação de Faro – Universidade do Algarve.
É cronista na publicação Algarve Informativo, desde 2015. Foi editor musical e escreveu sobre música na revista Em Cena. Foi articulista no jornal Meridional e no jornal Notícias do Algarve.
Integrou o Conselho Cultural da Estrutura de Missão “Faro Capital Nacional da Cultura 2005”. Em 2007, foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro pela Câmara Municipal de Faro.

PEDRO JUBILOT (1964, Olhão)
Editou fanzines, webzines e outras folhas volantes. Em 2001 foi vencedor do concurso ‘Micro-contos de Natal’ do jornal ‘Público’ com «Visita».
É membro da direcção da Associação Casa Álvaro de Campos de Tavira e escreve mensalmente no jornal Postal do Algarve/Cultura Sul a crónica «Quotidianos Poéticos».
Em 2013 saiu com o seu primeiro livro «Postais da Costa Sul», que serviu de mote para a seguir criar com Jorge Jubilot (fotografia) a CanalSonora - uma pequena estrutura independente, sem fins lucrativos, que se centra na divulgação artística, essencialmente na escrita e na imagem. O seu mais recente livro é «Telegramas do Mediterrâneo» uma viagem poética à volta da costa mediterrânica.