16.7.20

Sinais de Fogo - Jorge de Sena

Sinais de Fogo é considerado um romance biográfico de Jorge de Sena.


O romance foi publicado postumamente, um ano depois da morte do autor, em 1979. Romance único de Jorge de Sena, fala-nos do despertar de um jovem, e do seu grupo de amigos, para a sexualidade, para a política e a literatura. A ação decorre na Figueira da Foz no ano de 1936 e tem como pano de fundo os tempos do Estado Novo e o início da Guerra Civil de Espanha. Este projeto romanesco incompleto, o autor pretendia uma obra de grande dimensão cuja designação genérica Monte Cativo, é de uma erudição e de um rigor linguístico e literário incomum para um jovem escritor em princípio de carreira.


Jorge de Sena nasceu em Lisboa a 2 de novembro de 1919, e faleceu, auto exilado, em Santa Bárbara, Califórnia, em 4 de junho de 1978. Curiosamente, licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia do Porto, envereda por uma carreira na área do ensino da literatura e da escrita. Parte para o exílio no Brasil em 1959 onde vai doutorar-se em letras e assumir a regência das cadeiras de Teoria da Literatura e de Literatura Portuguesa. Muda-se para os Estados Unidos em 1965 lecionando na Universidade de Wisconsin e, mais tarde, na Universidade da Califórnia.


Poeta ficcionista, dramaturgo, ensaísta, tradutor e professor é considerado um dos mais importantes escritores portugueses do século XX.





Sugestão de leitura de Vitor Cardeira.