22.10.20

“Invenção Ocasional” Elena Ferrante

“Invenção Ocasional” de Elena Ferrante, Relógio D’Água, 2019

Quantos escritores são acompanhados com regularidade pelas suas colunas na imprensa, razão que leva muitas vezes à aquisição de um jornal? Elena Ferrante foi convidada pelo The Guardian, diário britânico, para publicar uma coluna semanal. A invenção ocasional, é um livro que reúne as crónicas que Elena Ferrante publicou, nesse jornal, por o período de um ano, entre 2018 e 2019, sendo assim, resultado de um trabalho jornalístico. A obra é ilustrada por Andrea Ucini, editada em Portugal pela Relógio d’Água e traduzida por Miguel Serras Pereira.
Esclarece Elena Ferrante no texto inicial, como nasceu a experiência: “No Outono de 2017, o Guardian propôs-me que escrevesse para as suas páginas uma coluna semanal. Senti-me lisonjeada e, ao mesmo tempo, assustada. Nunca fizera uma experiência desse género e receava não ser capaz. Depois de muitas hesitações, fiz saber à redação que aceitaria a proposta se me fosse enviada uma série de perguntas, a cada uma das quais, por sua vez, eu responderia respeitando os limites do espaço que me fosse fixado.”
A invenção ocasional colige cerca de cinquenta crónicas sobre assuntos diversificadíssimos, cada um com uma ilustração específica. “[…] Não quis esconder antes de mais a mim própria a sua natureza de invenções ocasionais, não diferentes das restantes através das quais reagimos todos os dias ao mundo em que nos aconteceu viver”.