20.3.21

Poesia em Linha

De que Tamanho?

Achei muito estranho que acedessem à minha petição — à petição que irei relatar de seguida —, sem qualquer inquérito por escrito. Não tenho números suficientes para descrever como me senti feliz com a decisão. Nesse dia, à noite, ao jantar, levantei-me e declarei: – Gostava de ter um poeta. Podemos comprar um?
A mãe não disse nada, limitou-se a levantar a louça, quatro pratos de sopa, quatro colheres de sopa e informar aos comensais, eu e o pai e o meu irmão, de que a carne seria servida de seguida, dentro de trinta segundos. O pai acabou de mastigar um bocado de pão, cerca de treze gramas, moveu os maxilares cinco vezes e inquiriu: – Porque não um artista?
A mãe disse: – Nem pensar, fazem muita porcaria, a senhora 5638,2 tem um e despende três a quatro horas por dia a limpar a sujidade que ele faz com as tintas naqueles objetos brancos.
– Telas.
– Isso.
-Muito bem, disse o pai, compramos um poeta. De que tamanho?

Afonso Cruz
(excerto do livro "Vamos comprar um poeta")

Março é o mês em que se celebra a poesia, os poetas, e a Mulher.
É também o mês da Primavera, da Árvore e da Floresta.

Algures no tempo, o ano começava com o equinócio da Primavera
e por esse motivo, março marcava o início de um novo ano.

Assinalando a Poesia, a Primavera e a Árvore,
a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos,
entre 15 e 21 de março, apresenta POESIA EM LINHA