1.4.21

02 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil

Hans Christian Andersen
02 de abril
Dia Internacional do Livro Infantil

“- Viver apenas não é suficiente, disse a borboleta, - é preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor.” H. C. Andersen (uma analogia sobre viver)
Nascido a 02 de abril de 1805, no seio de uma família humilde, o autor dinamarquês Hans Christian Andersen aprendeu a ler desde muito cedo. Viria a abandonar os estudos em 1816 por altura do falecimento do seu pai. Em 1928 foi admitido na Universidade de Copenhaga, nunca perdendo a sua forte aptidão para a literatura.
Deixou-nos uma vasta obra literária – poesia, romances para adultos, peças de teatro, relatos de viagens - que se encontra traduzida em diferentes línguas. O autor procurava transmitir padrões de comportamento que deveriam ser seguidos pela sociedade, na qual sobressaíam contrastes - “fracos/fortes” ou ”desprotegidos/poderosos” - defendendo uma maior igualdade entre as pessoas.
Escreveu imensos contos para crianças, baseando-se inicialmente na tradição popular do seu país e recordando o que ouvia na sua infância. Contudo, foram os contos de fadas que tornaram este autor tão reconhecido internacionalmente, uma vez que na sua época era muito raro escrever-se livros para crianças.
Para assinalar a data comemorativa 02 de abril – Dia Internacional do Livro Infantil - a Biblioteca Municipal sugere-vos a leitura de alguns dos diversos contos infantis do autor Hans Christian Andersen que constam do catálogo da Rede de Bibliotecas de Tavira: AQUI
Sobre o mais importante prémio literário da literatura infanto-juvenil:
Prémio Hans Christian Andersen da literatura infantojuvenil