24.6.21

24 de junho: Dia da Cidade de Tavira

24 de junho: Dia da Cidade de Tavira

O Dia da Cidade de Tavira comemora-se a 24 de junho.

Na rubrica de hoje a Biblioteca Municipal de Tavira sugere a leitura de uma das lendas associadas à História da nossa cidade, nomeadamente a “Lenda da moura do castelo de Tavira”. Na Biblioteca poderás requisitar diferentes obras que contêm essa lenda, entre outras.

Conta a tradição que a noite de S. João é a noite das mouras encantadas. De acordo com a tradição oral, afirma-se que nas ameias do castelo de Tavira aparece todos os anos, na noite de S. João, uma moura encantada a chorar a sua sina de encantamento.

As lendas têm sido transmitidas oralmente, ao longo dos séculos, de geração em geração. Por isso, é natural que encontres diferentes versões de uma mesma lenda.

Tavira: uma cidade encantada / Alunos das turmas 7º A e 7º E da Escola Básica D. Manuel I - Tavira, ano lectivo 2006-2007; coord. Vanda Delgado; il. Vera Matos e Anabela Miranda. - Tavira: Câmara Municipal, 2009

GRAÇA, Fernando Santos (2021) - Lendas de Tavira: um património a preservar, ed. de autor, com o apoio da Câmara Municipal de Tavira