A Coisa à volta do teu pescoço de Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie é uma escritora nigeriana que nos dá a conhecer a Nigéria das tradições, dos abusos, da corrupção, da violência, de uma classe média de intelectuais e professores universitários, meio em que cresceu e que conhece por dentro, e a relação com a América, sonho primeiro de todos os que querem emigrar, estudar, mudar de vida, local onde também estudou comunicação e ciências políticas, na Universidade Drexel na Filadélfia.
Completando um mestrado em escrita criativa na Universidade Johns Hopkins de Baltimore, recebendo, em 2008, o certificado como mestre de artes em estudos africanos pela Universidade Yale.
Para além de escritora, Adichie foi palestrante em vários momentos e locais por onde passou, participando de forma ativa como africana feminista. "We Should all be Feminists", Todos devemos ser Feministas foi um discurso feito no TED talk, em 2012, que deu origem ao livro com o mesmo título, publicado entre nós pela Dom Quixote. Cito, desse discurso: ″Eu estou com raiva. A construção de gênero do modo como funciona atualmente é gravemente injustiçada. Todos nós deveríamos estar com raiva. Esse sentimento, a raiva, é importante historicamente para as transformações sociais positivas, mas além de estar com raiva eu também estou esperançosa porque eu acredito profundamente na habilidade dos seres humanos de se reinventarem e se tornarem melhores".
Curiosidade: Várias partes do discurso de Adichie foram incorporados na música Flawless, de Beyoncé.
Coisa à volta do teu pescoço, editado também pela Dom Quixote em 2017, é a luta das mulheres pela sua identidade, divididas entre dois continentes, África e América, no mundo moderno, numa tentativa da preservação dos seus valores, da sua cultura de origem.
A forma como escreve prende ao mesmo tempo que deixa ao leitor a possibilidade de imaginar o que "sugere" contando.
Um livro, uma autora que gosto e espero que possam gostar.
A leitura não carece de ciúmes (como diz o meu amigo José Fanha) "Permite e até exige partilhar os mais belos amores que cada um de nós venera."
Etiquetas : Chimamanda Ngozi Adichie. Todos devemos ser Feministas. A Coisa à volta do teu pescoço. O que estou a ler