22.2.23

O que estou a ler : "O Existencialismo e a sabedoria das nações"

"O Existencialismo e a sabedoria das nações"

de Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir (S. B.) escreveu romances, biografias, ensaios sobre questões sociais, política, filosofia. Com o seu livro O Segundo Sexo, publicado em 1949, faz uma análise detalhada da opressão feminina, marco fundamental para o feminismo contemporâneo.
Com Jean Paul Sartre, (S. B.), funda, em 1945, a revista Les Temps Modernes, revista literária e política, talvez a mais relevante do período pós segunda grande guerra.
O existencialismo, as ideias sobre essa corrente de pensamento, moral, política, são esses os textos reunidos no livro O Existencialismo e a Sabedoria das Nações.
Um dos principais focos, da filosofia, do Existencialismo, está no questionar, no não conformismo e aceitação de ideias feitas.
“Não existe um caminho traçado que leve o homem à sua salvação; ele precisa inventar incessantemente seu próprio caminho. Mas, para inventá-lo, ele é livre, responsável, autêntico, e todas as esperanças residem dentro de si.” (Simone de Beauvoir).
A abordagem dos sentimentos e emoções intensas (referentes ao período de ocupação nazi) levam às questões sobre a justiça e a vingança. Leitura que contribui para a reflexão de temas tão atuais.