2023 - Feira do Livro
25 de Julho
Crónicas e Conferências, de José Dias Sancho
Advogado, jornalista, poeta, escritor, conferencista, crítico literário e caricaturista, José Dias Sancho nasceu em São Brás de Alportel, a 22 de abril de 1898, e faleceu em Faro, a 10 de janeiro de 1929, com apenas 30 anos de idade. A sua vida, apesar de breve, foi rica, e a sua obra, ainda que produzida em menos de duas décadas, é vasta, heterogénea e merecedora de destaque. Assim, em 2021, resultante de um protocolo entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a Universidade do Algarve, teve início a publicação da edição atualizada das Obras de José Dias Sancho, pelas investigadoras Sílvia Quinteiro e Maria José Marques.
Estão publicados, na Editora OMNIA, Deus Pan e outros contos, Bezerros de Ouro, Ídolos de Barro e outros escorços críticos e Crónicas e Conferências.
Crónicas e Conferências é, assim, o volume V e reúne, como o título indica, as crónicas e as conferências do autor. Este é o volume que permite ao leitor conhecer e compreender o percurso de José Dias Sancho quer em sentido literal quer em termos do seu pensamento sobre um conjunto de questões que vão de pequenos episódios lúdicos, à reflexão sobre questões da política nacional e regional, e à reflexão sobre questões éticas e metafísicas.
Coordenação científica e edição literária,
Sílvia Quinteiro é Professora Coordenadora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa, mestre e doutora em Literatura Comparada, pela Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação incluem a Literatura Comparada e a relação entre Literatura e Turismo. Fundou e coordena o Grupo de Investigação em Literatura e Turismo: LIT&TOUR, desde 2012. É membro integrado do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (UAlg), membro da Cost Action Writing Urban Places, membro da Rede Entremeio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e colabora com o projeto LITESCAPE. PT, Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental. É cocoordenadora da Rota Literária do Algarve, membro da equipa da Rota Saramago no Algarve e do projeto RUTIC: Mediterranean literature and landscape: application of new technologies for the design of literary walks (Universidades de VIC e Valência). É coordenadora científica da edição atualizada da Obra de José Dias Sancho, Editora da LIT&TOUR: International Journal of Literature and Tourism Research, e autora de várias publicações e comunicações científicas nacionais e internacionais.
Maria José Marques é professora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo Adjunta na Universidade do Algarve. Tem formação académica nas áreas da literatura e turismo, que foi ao longo do seu percurso desenvolvendo na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade de Lisboa e na Universidade do Algarve. É doutorada em Literatura, com especialização em Estudos de Tradução. Os seus interesses de investigação passam pela literatura e turismo; estudos de tradução e edição de livros. Nestas áreas é autora e coautora de várias publicações, tem integrado várias comissões organizadoras e científicas de conferências internacionais e integra atualmente a comissão editorial de LIT&TOUR: International Journal of Literature and Tourism Research. Editou e é autora da versão inglesa de Cartograhya, de Salvador Santos.
A partir das 22h00 na Feira do Livro para sessão de autógrafos, no stand da Biblioteca Municipal