Arnaldo Casimiro Anica
Arnaldo Casimiro Anica nasceu na freguesia da Luz, concelho de Tavira, a 4 de fevereiro de 1926, primogénito de Joaquim Anica e de Rita da Luz Beatriz. Faleceu em Faro, a 2 de julho de 2023, tendo sido inumado na cidade de Tavira.
Foi oficial de Infantaria do Exército Português, tendo sido mobilizado para a Guerra em Angola (de 1961 a 1963 e de 1973 a 1975) e na Guiné (de 1964 a 1966 e de 1967 a 1968). No Regimento de Infantaria I desempenhou as funções de oficial bibliotecário e de oficial de justiça. Leitor infrene e apaixonado pela investigação arquivística e de terreno, começou por explorar o âmbito da história militar regional, desenvolvendo posteriormente as suas pesquisas no campo da história local da economia, da sociedade e das instituições. Integrou a Comissão de História Militar e a Comissão Municipal de Toponímia, ambas em Tavira. A sua formação humanística levou-o também a dedicar-se à solidariedade social, na qualidade de mesário da Santa Casa da Misericórdia de Tavira.
Arnaldo Anica conjugou a ação de investigador com um invulgar gosto pelo debate e pela disseminação dos resultados dos seus trabalhos, o que fez, quer em encontros científicos, quer em publicações de livros e brochuras, quer na imprensa periódica. A sua curiosidade científica e a sua obra historiográfica introduziram novas questões, deram a conhecer fontes históricas inéditas e abriram novas perspetivas interpretativas que nortearam estudos locais e regionais mais recentes.
Mais livros do Autor
Continuar a ler...