"A Estrada subterrânea"
de Colson Whitehead
ed: Alfaguara, 2022
Prémio Pulitzer de Ficção | National Book Award | Indies Choice Book Award | Andrew Carnegie Medal of Excellence
Cora é escrava numa plantação de algodão no Estado sulista da Geórgia. A vida é um inferno para todos os escravos, mas particularmente difícil para ela. Abandonada pela mãe, cresce no meio da mais difícil solidão, a dos que são marginalizados pelos seus iguais.
Até que Caesar, um jovem escravo acabado de chegar do Estado vizinho da Virgínia, lhe fala da estrada subterrânea e fogem da plantação, rumo ao Norte e à Liberdade. Nessa madrugada de mau presságio, inicia-se uma fuga sangrenta, uma odisseia de esperança e desilusão.
A estrada subterrânea converte em realidade uma fábula da época esclavagista e imagina uma verdadeira rede de estações clandestinas unidas por um caminho-de-ferro subterrâneo que cruza a nação norte-americana. Na fuga, Cora encontrará, em cada paragem, um mundo novo, numa viagem que é uma descida aos infernos da condição humana mas também uma epopeia de esperança num país onde ainda há homens bons.
Colson Whitehead é um dos mais destacados romancistas americanos do presente e conseguiu o feito raro de vencer duas vezes consecutivas o Pulitzer Prize, o mais importante prémio literário americano. Neste livro, que o catapultou para a fama mundial, brinda-nos com uma história de que todos fazemos parte.
«Incrível. Poderoso.» Barack Obama
«Um romance poderoso, quase alucinante… Ecos de Toni Morrison, Victor Hugo e Ralph Ellison. Pinceladas de Jorge Luis Borges, Franz Kafka e Jonathan Swift…» The New York Times
«Uma obra-prima, profunda e plenamente conseguida, uma peculiar combinação de história e fantasia que levará os críticos a fazer comparações justas com Toni Morrison e Gabriel García Marquez…» The Boston Globe"
in: wook.pt
Continuar a ler...