15.4.13

Apresentação de livro e conversa com os autores

“Maria Veleda (1871-1955) Uma Professora Feminista, Republicana e Livre-pensadora”
de Natividade Monteiro

Biblioteca Municipal Álvaro de Campos
20 de abril de 2013| 18h

“Maria Veleda é uma feminista algarvia (nasceu em Faro em 1871), republicana, professora e livre-pensadora. Mulher de uma coragem inaudita, defensora do voto da mulher, sem restrições, quando outras hesitaram. Mulher de luta, sofreu a fome, mas nunca desistiu. Calcorreou Lisboa no apoio a mulheres, sem meios. Mãe solteira, recusou casar com o pai do seu filho (Cândido Guerreiro, poeta e advogado algarvio) quando se apercebeu que o mesmo somente queria casar para evitar o opróbrio da mãe do seu filho. Mulher de cultura e professora, colocou o seu saber ao serviço da sua luta. Faleceu em 1955 e ainda hoje não teve o reconhecimento que lhe é merecido. É uma mulher gigante do seu tempo. Um orgulho para o Algarve que nunca lhe rendeu a homenagem que lhe é devida.”

Gente Singular Editora editou este livro da Profª Natividade Monteiro, rendendo-lhe uma homenagem que lhe tem sido recusada.

No dia 20 de abril, pelas 18h00, na Biblioteca Álvaro de Campos, Natividade Monteiro estará para contar quem foi esta mulher.