19.6.14

Palestras . “Livro: Passado, Presente e Futuro” . 20 de junho de 2014 . 18h00


"Literatura e Edição Digital: que revolução?" por Sandra Boto
É com o advento da imprensa no Ocidente, causa e consequência, ele próprio, do espírito do Humanismo, que a Filologia se afirma como disciplina. A atitude crítica do homem moderno traduz-se então na vontade de ler melhor, libertando os textos bíblicos e clássicos das corruptelas que os scriptoria monásticos haviam propagado durante a longa noite medieval. Mais tarde, a Filologia adoptará novos preceitos de rigor, acentuados com o advento do Positivismo e pat...entes em edições críticas que apontavam o caminho face à mesma necessidade de oferecer ao leitor textos literários fidedignos. Diferentes metodologias e perspectivas de trabalho têm sido colocadas ao serviço do filólogo, desde então, rivalizando entre elas, segundo iremos entrever.
Mas se o final do século XX viu este campo dos Estudos Literários passar (aparentemente quase indiferente) pela introdução das novas tecnologias e do “digital”, latu sensu, recusando os benefícios que estes lhe poderiam introduzir, o panorama parece sofrer uma reviravolta actualmente, com a paulatina queda de alguns preconceitos, que debateremos. 
Nesta conversa pretende-se, pois, apresentar e discutir a noção de “edição digital”, em concomitância com a reflexão em torno da evolução do próprio suporte: o livro. Sem abdicar dos bons princípios filológicos, como podem o hipertexto e a hipermédia confluir na preparação de plataformas digitais credíveis e de boas edições literárias? Como pode, em última instância, a literatura, beneficiar do recurso ao digital entendido enquanto ferramenta de trabalho? Quais as suas vantagens e escolhos, cuidados e reservas? Afinal, qual a preponderância do digital nesta revolução anunciada? Esta palestra terá como fio orientador questões como as enunciadas, ilustradas com alguns exemplos práticos.

Sandra Boto licenciou-se em 2003 pela Universidade do Algarve em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses. Obteve em 2012 o Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas, Especialidade de Estudos Literários, pela Universidade Nova de Lisboa, com uma bolsa de doutoramento concedida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
É atualmente Professora Auxiliar Convidada da Universidade do Algarve. Desenvolve também um projeto de pós-doutoramento ao abrigo ...de uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia dedicado à edição crítica do Romanceiro de Almeida Garrett em formato digital, acolhido pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve) e pelo Centro de Literatura Portuguesa (Universidade de Coimbra).
Para além da Universidade do Algarve, lecionou também na Universidad de Huelva (Espanha) entre 2005 e 2006, onde criou o Diploma de Português para Estrangeiros oferecido por essa instituição, ao abrigo de um protocolo com o Instituto Camões.
A sua principal área de investigação é, desde 2002, o estudo e a edição do romanceiro ibérico, mas tem igualmente trabalhado e publicado noutras áreas dos Estudos Literários. Participa regularmente em projetos de investigação e conta com múltiplas publicações e apresentações em congressos nacionais e internacionais.

“Livro: Passado, Presente e Futuro” ciclo de 7 palestras, que teve início a 29 de Março e se prolonga até ao dia 27 de Junho, visa celebrar o livro focando alguns temas com ele relacionados, como a edição, as questões biblioteconómicas, a leitura, a literatura e os seus suportes.
Este ciclo resulta da colaboração da Câmara Municipal de Tavira, Biblioteca Municipal, com a Universidade do Algarve, mais propriamente com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e da sua Biblioteca Central.