13.5.15

Conferência . 21 de maio de 2015 . 11h00

FENOMENOLOGIA DO SONHO NA PRÁTICA FILOSÓFICA 
Por Maria João Neves, Ph.D 


De uma forma totalmente inovadora e, inclusivamente, oposta às abordagens psicanalíticas que se interessam sobretudo pelo conteúdo dos sonhos, a Fenomenologia do Sonho tem em conta a forma do sonho ­ a sua relação com a percepção do tempo ­ e não com os conteúdos do sonho.
Inspirada pela filosofia de María Zambrano (1904-1991) a minha investigação sobre o sonho decorre há vários anos tendo envolvido alunos de Psicologia Clínica, investigadores do Laboratório de Estudo do Sono, Cronobiologia e Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Serviço de Neurologia do Hospital Distrital de Faro.
A aplicação desta técnica pode conduzir a mudanças significativas na vida das pessoas, tal como demonstrei em vários artigos e no meu livro Método RVP – Prática Filosófica no Quotidiano, (Lisboa: Instituto Piaget, 2009). Esta conferência pretende mostrar alguns exemplos da análise fenomenológica de sonhos, tal como a aplico no meu Consultório Filosófico.

Maria João Neves é Investigadora da Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em 2002 (UNL-FCSH) com uma tese sobre o pensamento de María Zambrano. Contribui regularmente para revistas científicas indexadas e publicou um livro sobre a sua metodologia: Método RVP© - Prática Filosófica no Quotidiano. Maria João Neves tem um Consultório Filosófico em Tavira (Algarve, Portugal), desde 2004, onde realiza análise fenomenológica de sonhos.

Blog do Consultório Filosófico: http://cfilosofico.blogspot.pt
Entrevista sobre o sonho em Belgrado (inglês): http://www.philopractice.org/maria-joao-neves
Entrevista sobre o sonho TVI (Português): http://vimeo.com/25548820
Publicações: https://fcsh-unl.academia.edu/MariaJoãoNeves