30.11.15

Apresentação de livro e conversa com os autores . 10 de dezembro de 2015 . 18h00



Ética e Cidadania: um diálogo com Adela Cortina
de Maria do Céu Pires
 
No âmbito do “Encontro com autores”, e assinalando o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a BMAC acolhe a apresentação do livro “Ética e Cidadania: um diálogo com Adela Cortina“ de Maria do Céu Pires, no dia 10 de Dezembro, pelas 18h00.

Para uma reflexão sobre as democracias actuais e o papel dos cidadãos.

Maria do Céu dos Santos Pires, é natural de Portalegre, licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professora de Filosofia do Ensino Secundário.
Fez o doutoramento em Filosofia na Universidade de Lisboa com a dissertação “Justiça e Cuidado em Adela Cortina – contornos da ética num mundo global”. Desenvolve diversas actividades no âmbito da Cidadania e dos Direitos Humanos e coordena diversos Núcleos ligados a esta área.

Sinopse (www.edi-colibri.pt)
“Como muy bien relata Céu Pires en este libro, la ciudadanía no podrá ser madura sin unas virtudes ético-políticas, indispensables para llevar a buen puerto la tarea de gobernarse de algún modo a sí misma con justicia. Una justicia que no puede ser abstracta, referida a un universo inabarcable, sino referida a las personas concretas, a los seres humanos de carne y hueso, con sus nombres y apellidos, con ese su ser únicos, que los hace insustituibles.” [Adela Cortina]

“(…) no estilo claro e comunicativo que lhe é próprio, Maria do Céu Pires apresenta, nesta obra, as linhas fundamentais do pensamento filosófico de Adela Cortina através do filtro das questões éticas, desocultando as suas raízes, os seus nós teóricos e o seu horizonte de sentido, deixando muito patente o seu profundo conhecimento da já extensa obra da filósofa espanhola.” [Fernanda Henriques da Universidade de Évora]