30.6.16

O Autor do mês - Todos os meses, um autor em destaque!

Autor de julho | Lídia Jorge 
 

“Lídia Jorge nasceu em Boliqueime, Algarve, em 1946. Licenciou-se em filologia românica pela universidade de Lisboa, tendo sido professora do Ensino Secundário. Foi nessa condição que passou alguns anos decisivos em Angola e Moçambique, durante o último período da Guerra Colonial. A publicação do seu primeiro romance, O Dia dos Prodígios (1980) constituiu um acontecimento num período em que se inaugurava uma nova fase da Literatura Portuguesa. Seguiram-se os romances O Cais das merendas (1982) e Notícia da Cidade Silvestre (1984), ambos distinguidos com o Prémio Literário Cidade de Lisboa. Mas foi com a Costa dos Murmúrios (1988), livro que reflecte a experiência colonial passada em África, que a autora confirmou o seu destacado lugar no panorama das Letras portuguesas. Entre outros romances, conta-se O Vale da Paixão (1998) galardoado com o Prémio D.Dinis da Fundação da Casa de Mateus, o Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa, o Prémio Máxima de Literatura, o Prémio de Ficção do P.E.N. Clube, e em 2000, o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia, Escritor Europeu do Ano. Passados quatro anos, Lídia Jorge publicou O Vento Assobiando nas Gruas (2002), romance que mereceu o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Correntes d’Escritas.

A autora publicou ainda três antologias de contos, Marido e Outros Contos (1997) O Belo Adormecido (2003) e “Praça de Londres” (2008), para além das publicações separadas de A Instrumentalina (1992) e O Conto do Nadador (1992). A peça de teatro A Maçon foi levada à cena no Teatro Nacional D. Maria II, em 1997. O romance A Costa dos Murmúrios foi recentemente adaptado ao cinema por Margarida Cardoso. Os romances de Lídia Jorge encontram-se traduzidos em diversas línguas. Em 2006, a autora foi distinguida na Alemanha com a primeira edição do Albatroz, Prémio Internacional de Literatura da Fundação Günter Grass. Na sequência da publicação deste livro, foi-lhe atribuído o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores – Millenium BCP, 2007. Em Itália foi-lhe atribuída a distinção Premio Speciale Giuseppe Acerbi, Scrittura Femmenile. E em França, a Associação dos Psiquiatras franceses atribuiu ao romance Combateremos a Sombra, publicado em Portugal em 2007, o Prémio Michel Brisset 2008.

[...] Na área da Literatura para a Infância, Lídia Jorge publicou ainda, em 2007, O Grande Voo do Pardal, e em 2010, Romance do Grande Gatão, livros ilustrados respectivamente por Inês de Oliveira e Danuta Wojciechowska.

[...]”

In: http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=63