11.5.20

O que estou a ler: O Imortal

O imortal - José Rodrigues dos Santos

Trata-se de um livro recomendável e atual para o âmbito dos momentos terríveis da epidemia COVID-19 que estamos a viver.
A história conta que um grande professor cientista chinês “You Bai”, nome sobejamente conhecido no mundo académico, em particular nas áreas da biotecnologia, das ciências cognitivas e da inteligência artificial e que participou numa cimeira internacional sobre o Genoma Humano. Nesta conferência começa por dizer que no passado distante a humanidade viveu obcecada com os limites da sua condição “animal”, como por exemplo a fome, em que bastava uma má colheita e metade da família morria, uma epidemia matava pessoas como moscas, só a peste negra matou entre a Europa e Asia mais de 200 milhões de pessoas etc…
Hoje pelo contrário, numa economia desenvolvida, outros males se colocam como por exemplo a obesidade, o açúcar mata nos nossos dias mais do que as balas e epidemias foram quase todas elas erradicadas ou são hoje muito mais facilmente controláveis.
É neste quadro que se pergunta o que nos falta resolver?
Falta-nos resolver precisamente as doenças deste novo tempo. Aqui sobressaem no mundo duas grandes escolas. A escola de medicina Ocidental – Eficiente a tratar da doença e a escola de medicina Chinesa – Eficiente na prevenção, ou seja, tratar/impedir as doenças antes de elas aparecerem.
Logo, se houver um mapeamento do genoma humano que leve á compreensão do código genético já percebemos que a maior parte das doenças que temos está inscrita nos nossos genes embora elas se declarem ou não em função dos fatores ambientais e cuidados de alimentação.
Qual seria o ideal? Era os meus pais quando me conceberam tivessem tido o cuidado de retificar os meus genes para garantir que certas doenças não se verificariam independentemente desses fatores ambientais ou daquilo que eu comesse. Isto seria fazer medicina preventiva ao mais alto nível.
Para que os meus pais fizessem isso era preciso que houvesse no tempo deles o conhecimento que já existe hoje que é uma técnica chamada Crispr-Cas9 e que permite remover, acrescentar ou alterar secções nas sequências de ADN. Por Ex: usando o Crispr-Cas9 posso remover as doenças cardíacas, obesidade, doenças essas, que poderia vir a sofrer ou fazer um bebé mais bonito, cheio de músculos quando for homem sem grandes necessidades de ginásio e mais inteligente.
Este cientista revelou no final da conferência que em laboratórios chineses já estão fazendo pessoas destas geneticamente modificadas com a finalidades que se pretendem que sejam no futuro. Quando este cientista revela isto em conferência acaba de revelar um segredo de estado chinês e é raptado á frente de toda a gente na sala.
Sérgio Gago