14.5.20

Para os Mais novos:

O urso e a casa dos livros,

de Poppy Bishop

“Era uma vez quatro amigos que adoravam histórias. (…)
- Seria tão bom – disse o Rato, um dia ao pequeno-almoço – lermos um livro novo…
(…) LIVROS! Havia livros por toda a parte! Livros finos, livros grossos. Livros divertidos, livros tristes. Tantos mundos novos e entusiasmantes à espera de serem folheados.
-Vejam! – exclamou o Rato ao abrir a porta aos amigos.
-Uau! – suspirou o Coelho. – Tantas aventuras!
E finais felizes! – aplaudiu o Ouriço.
- Vamos lê-los já! – sugeriu a Raposa.
(…) – Vem aí alguém! - avisou o Coelho. (…) ”

Comentário: Estes amigos adoram ler e partilhar entre eles a leitura de um único livro que possuem. Um dia descobrem uma misteriosa casa, aparentemente vazia, cheia de histórias e entram para explorar os livros. À medida que são lidas as histórias vão comendo sanduíches e bebendo sumos, esquecendo-se que não pediram autorização para entrar nem cumpriram com algumas regras básicas de utilização dos livros. Eis quando aparece um Urso, o dono daquela casa, que se mostra mal-humorado perante o seu comportamento mas que, no fundo, tudo o que mais deseja é continuar a recebê-los, a ler-lhes histórias e a emprestar-lhes livros.
Estimados utilizadores, pequenos e crescidos, se ler um livro quando estamos sozinhos é agradável, melhor ainda quando o podemos partilhar com os nossos amigos, sem medos, sem restrições, verdade? Esse sim seria um final feliz na casa dos livros! No entanto, temos de ter presente que nesta nova realidade se torna fundamental para todos, em diferentes serviços prestados, respeitar as recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS), designadamente em matéria de distanciamento físico, etiqueta respiratória e uso de equipamento de proteção individual, estando a ser acautelada, também no caso das bibliotecas públicas, a melhor forma de se proceder. Saúde a todos!
Paula Albino